Publicidade

Aos 36 anos, Khabib Nurmagomedov nega possível retorno ao octógono: ‘Sem chance’

Khabib Nurmagomedov, que respondeu St-Pierre, se aposentou como treinador (Foto: Instagram/khabibnurmagomedov)

Khabib Nurmagomedov se aposentou como treinador (Foto: Instagram/khabibnurmagomedov)

Se os fãs de Khabib Nurmagomedov esperavam um possível retorno do ex-campeão peso leve (até 70,3 kg) ao octógono, essa chance acabou de ser jogada pela janela. Em entrevista para o canal de televisão ‘Inews‘, do Oriente Médio, o ex-lutador russo negou qualquer possibilidade de voltar a competir no MMA.

Publicidade

Na entrevista, o repórter questionou: “Quando você retorna para o octógono? Existe uma chance? Uma pequena chance disso acontecer”? Khabib não demorou muito e lacrou: “Sem chance” e justificou sua decisão em seguida.

Veja Também

“Sem chance. Nem mesmo 0,1 porcento. Menos que isso. Se vocês querem campeões, eu posso ajudar meus amigos a se tornarem campeões. Nós temos um campeão, o Islam (Makhachev). Nós temos Umar (Nurmagomedov) como próximo concorrente. Nós temos Usman (Nurmagomedov) campeão. Nós temos um monte de campeões. Vocês nunca vão sentir a minha falta porque no nosso time, na nossa academia, nós criamos campeões. Vocês vão ter sempre campeões, não se preocupem com isso”, disse.

Publicidade

De acordo com o ex-campeão, após meses de especulações, Islam Makhachev defenderá seu cinturão peso leve (até 70,3 kg) no início do ano que vem.

“O UFC já nos ofereceu uma luta, em janeiro. Nós aceitamos. Não farei nenhum anúncio pessoalmente, mas posso dizer que estamos focados em janeiro”, disse Nurmagomedov em entrevista ao canal russo Ushatayka, no YouTube.

Publicidade

Sobre Khabib Nurmagomedov

Khabib deixou o octógono em 2020 sendo detentor da maior sequência de invencibilidade do MMA, somando 29 vitórias e nenhuma derrota, para encerrar sua trajetória invicto. É considerado por Dana White como o maior grappler da categoria peso leve (até 70,3 kg), além de ser o primeiro russo e muçulmano sunita a conquistar um título do UFC.

Em 2018, sua luta com o irlandês Conor McGregor no UFC 229 rendeu 2,4 milhões de pacotes payperview, a maior venda já registrada para um evento de MMA. O embate terminou com vitória do russo por finalização no quarto round.

Publicidade

UFC 254: o fim

Abdulmanap e Khabib Nurmagomedov em vitória pelo UFC. Foto: Reprodução/Instagram @ufc

Em 2020, com 28 lutas e nenhuma derrota, Khabib teria pela frente o adversário que, no papel, seria o mais perigoso de seu cartel: Justin Gaethje. Na luta, no entanto, o russo, novamente, fez parecer fácil. Seguro, dominante e implacável, Nurmagomedov precisou de dois rounds para apagar o adversário com uma finalização e cravar seu nome mais fundo na história do esporte.

Após o confronto, o inesperado. Ainda no octógono, durante a entrevista, Khabib retirou as luvas, atitude comum para quem deseja anunciar uma aposentadoria, e a palavra final: ‘foi minha última’.

Naquela época, aos 32 anos, Khabib afirmou que não havia sentido seguir no esporte sem o pai (que morreu naquele ano após contrair COVID-19) ao seu lado e revelou que havia feito uma promessa à mãe de que a luta contra Gaethje, de fato, seria a última. Foi o ponto final na carreira de um dos atletas mais impressionantes que o MMA já viu.

Publicado por
Tiago Campos