Após meses de especulações, aparentemente a divisão dos leves (até 70,3 kg.) já tem um rumo definido. De acordo com o ex-campeão Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev defenderá seu cinturão no início do ano que vem.
“O UFC já nos ofereceu uma luta, em janeiro. Nós aceitamos. Eles vão anunciará muito em breve onde acontecerá e quem será o adversário do Islam. Não farei nenhum anúncio pessoalmente, mas posso dizer que estamos focados em janeiro”, disse Nurmagomedov em entrevista ao canal russo Ushatayka no YouTube.
Ao que tudo indica, o adversário será Arman Tsarukyan. O armênio vem de vitória sobre Charles do Bronx no UFC 300 e inicialmente se imaginava uma disputa ainda em 2024. No entanto, esta possibilidade não foi possível pois Makhachev lesionou a mão durante seu último combate, contra Dustin Poirier.
Tendo o mês de janeiro como parâmetro, provavelmente a disputa de cinturão acontecerá no UFC 311, ainda sem data ou local definidos. Apesar do campeão já possuir uma vitória sobre Tsarukyan, Nurmagomedov disse acreditar que a categoria possui diversos prospectos para desafiarem seu companheiro de treinos.
“Este esporte está crescendo muito rapidamente. Muitos jovens surgindo. Sempre haverá bons oponentes para o Islam. Ele não é apenas um campeão agora. Agora ele é o melhor lutador peso por peso do mundo”, concluiu Khabib.
O próximo combate de Islam Makhachev pode ser histórico. O russo possui 14 vitórias seguidas na organização, e se vencer, empata com Kamaru Usman na segunda posição. À frente do daguestanês estaria apenas Anderson Silva, com 16 triunfos. Além disso, mais uma luta bem-sucedida o tornaria o campeão com mais defesas da história do UFC, passando BJ Penn, Ben Henderson, e o próprio Khabib Nurmagomedov.