Chegou ao fim a sequência de vitórias de Joanderson Tubarão no UFC. Segundo brasileiro em ação no UFC Paris, neste sábado (28), o peso pena (até 65,7 kg) maranhense fez luta dura e equilibrada, mas acabou derrotado por William Gomis na decisão dividida (29-28, 28-29, 29-28). O francês resistiu ao ímpeto agressivo do brasileiro, demonstrou técnica e precisão na trocação da média para a longa distância e saiu com a vitória na opinião de dois dos três juízes.
A derrota para William Gomis freia a ascensão de Joanderson Tubarão no peso pena do UFC. O maranhense de 29 anos vinha de cinco vitórias consecutivas na divisão, todas elas por interrupção.
Veja Também
Do outro lado, Gomis chega à quarta vitória em quatro lutas na organização e segue invicto desde 2016.
Joanderson Tubarão faz luta equilibrada, mas perde na decisão dividida
Joanderson Tubarão começou a luta andando para a frente e pressionando William Gomis, que buscava rechaçar o brasileiro com chutes frontais. O francês colocou o brasileiro de costas na grade, mas Tubarão conseguiu a reversão e tentou uma queda, mas acabou caindo por baixo. Jogando por cima, Gomis conseguiu bom controle posicional. Restando pouco mais de dois minutos para o fim do round, o brasileiro escapou bem e conseguiu se levantar. Os dois ficaram trocando força e posições na grade, gerando uma advertência do árbitro por falta de ação. De volta ao centro do octógono na reta final os dois trocaram golpes de maneira franca. Nos últimos segundos, Joanderson Tubarão encaixou uma guilhotina justa, mas não havia mais tempo para a finalização.
O início do segundo round foi em ritmo acelerado, com Joanderson Tubarão avançando e desferindo golpes duros para cima de William Gomis. O francês encurtou a distância e grudou no brasileiro, que aplicou uma queda e caiu de guarda passada. No chão, Tubarão rapidamente buscou as costas de Gomis. No meio do caminho, o brasileiro atacou um katagatame junto à grade. Gomis fez sinal de positivo para o árbitro. Tubarão abriu mão da posição, mas se manteve grampeado no francês junto à grade. De volta à trocação, Joanderson tentou alguns golpes duros de mão direita antes de abafar e grudar novamente na grade. Novamente separados, Gomis acertou um bom chute alto em Tubarão, que continuou cercando até o soar do gongo.
William Gomis começou o terceiro round desferindo um chute forte na linha de cintura de Joanderson Tubarão. O brasileiro chutou baixo com força, mas Gomis respondeu com duas mãos duras. Conectando mais golpes, Gomis encurtou a distância e colocou Tubarão de costas na grade. O brasileiro catou a perna de Gomis em um chute médio e acertou um overhand de direita, forçando o recuo do francês. Na sequência foi Joanderson quem colocou Gomis de costas na grade. Restando cerca de um minuto e meio para o fim, o brasileiro conseguiu concluir uma queda e passar para as costas do francês. Gomis se levantou, mas Tubarão permaneceu grampeado. Na reta final, o francês atacou uma guilhotina e caiu por cima.
Bryan Battle cala arena com nocaute sobre Kevin Jousset no UFC Paris
A euforia da torcida francesa com o nocaute de Morgan Charriere sobre Gabriel Miranda foi bruscamente interrompida na luta seguinte. Em duelo válido pelos meio-médios (até 77,1 kg), Bryan Battle derrotou o atleta da casa Kevin Jousset por nocaute técnico no segundo round. Muito confiante, o norte-americano mostrou desenvoltura na luta em pé e construiu o nocaute com uma sequência devastadora contra o francês, que, sem defesa, viu o árbitro interromper a ação. Após o desfecho, Battle provocou a torcida presente na Accor Arena com sinais de silêncio e dedos do meio.
Com a vitória sobre Kevin Jousset, Bryan Battle chega a quatro lutas de invencibilidade no UFC, com três triunfos e uma luta sem resultado.
Do outro lado, Jousset amarga a primeira derrota no octógono e vê encerrada uma sequência de triunfos que durava cinco lutas.
Você precisa fazer login para comentar.