Acostumado a entrar no octógono pelo menos duas vezes por ano nas últimas temporadas, tudo indica que Islam Makhachev encerrará 2024 com apenas uma aparição. Recuperando-se de uma lesão na mão sofrida durante a defesa de cinturão dos leves (até 70,3 kg) contra Dustin Poirier, em junho, o campeão é desfalque no card do UFC 308, em Abu Dhabi, mas acredita não estar longe de retornar à ação.
Em entrevista ao jornalista russo Igor Lazorin, Makhachev afirmou que deve estar disponível para lutar no início do ano que vem e confirmou o armênio Arman Tsarukyan como mais provável desafiante ao cinturão.
“Muito provavelmente Tsarukyan é o próximo. Ele é o desafiante número 1 agora. Tenho uma pequena lesão, mas estou finalizando o tratamento e estarei pronto por volta do final do ano ou começo do ano que vem, em janeiro”, afirmou.
Primeiro colocado no ranking peso por peso do UFC, Islam Makhachev soma incríveis 14 vitórias consecutivas na organização, incluindo a conquista do cinturão contra Charles do Bronx e três defesas contra Alexander Volkanovski (duas vezes) e Dustin Poirier, igualando o recorde de defesas do peso leve ao lado de Khabib Nurmagomedov, BJ Penn e Benson Henderson.
Principal candidato a desafiante, Arman Tsarukyan alcançou a primeira colocação no ranking ao superar Charles do Bronx em decisão dividida no UFC 300, em maio. O armênio busca a revanche contra Islam Makhachev, contra quem foi derrotado em 2019, quando estreava no UFC.