A luta principal do UFC 306, evento realizado neste sábado (14), teve de tudo. Com direito a ‘beijos’, provocações e forte rivalidade envolvida, Merab Dvalishvili venceu Sean O’Malley na decisão unânime dos juízes e conquistou o cinturão peso galo (até 62,1kg.) da organização. O duelo foi o principal da noite na ‘Esfera’.
Com o resultado, Merab chega ao topo do mundo pela primeira vez e é o novo rei da divisão até 62,1kg. Em sua trajetória nas artes marciais, o georgiano soma um cartel de 18 resultados positivos e quatro negativos.
Já Sean O’Malley sofre sua segunda derrota na carreira e não tem sucesso na defesa de cinturão. O norte-americano, que era uma das grandes apostas de Dana White para ser ‘popstar’ na empresa, conta com retrospecto de 18 triunfos e dois reveses.
Uma polêmica marcou o início da luta. Merab se direcionou a um dos treinadores de Sean e desferiu ofensas. O árbitro da luta, Herb Dean, parou o embate para dar bronca ao lutador. O’Malley trabalhou na distância e conectou bons golpes, enquanto que Dvalishvili buscou duas quedas, além de uma guilhotina que precisou de poucos detalhes para ser ajustada.
O georgiano impôs mais uma queda para desferir socos e pontuar diante do norte-americano, que chegou a tomar advertência por segurar nas luvas. Na reta final, Dvalishvili ajustou uma guilhotina que não iria pegar. Ele, então, deu uma série de beijos nas costas de O’Malley. O árbitro separou, mas o campeão se levantou e deu um soco ilegal que gerou polêmica.
O ‘jogo preso’ do norte-americano voltou a aparecer no terceiro assalto. Merab, com ritmo forte de quedas, conseguiu conectar bons golpes na queda. Contudo, na trocação, O’Malley era superior e chegou a cortar o nariz do desafiante.
Dvalishvili não quis saber de trocar no quarto round. Desde o início, o desafiante foi para a queda, caiu na meia-guarda e colocou forte pressão no solo.
Sean O’Malley teve um bom momento e quase conseguiu uma virada histórica no minuto final da luta. O norte-americano aplicou um chute forte na linha da cintura, feriu Merab Dvalishvili e tentou atacar, mas o georgiano se defendeu, girou no octógono e garantiu a vitória.