A rivalidade entre Khamzat Chimaev e Dricus Du Plessis ganhou contornos ainda mais acirrados após a divulgação de um áudio no qual o sueco direciona ofensas homofóbicas ao campeão dos médios (até 83,9kg.) do UFC. Em conversa privada, o sueco se referiu ao sul-africano de forma pejorativa ao utilizar termos homofóbicos e estereótipos racistas. O UFC não se manifestou oficialmente sobre o caso.
“Temos que pegar o cinturão de volta para as pessoas normais, cara. Esse gay que tem o cinturão não é normal. É a primeira vez que vejo um africano gay”, disse Chimaev em sua conta oficial no ‘X’ (antigo Twitter).
As declarações de Chimaev, que já vinha trocando provocações com Du Plessis nas redes sociais, geraram grande repercussão e foram amplamente condenadas. O lutador tem embate marcado contra Robert Whittaker no UFC 306, evento de Abu Dhabi que acontece em 26 de outubro.
A rivalidade entre Chimaev e Du Plessis, que já era marcada pela tensão, ganhou um novo capítulo com as declarações do sueco. O atual campeão, que venceu Israel Adesanya em sua última luta, ainda não tem luta marcada e deve enfrentar Sean Strickland na revanche pelo Ultimate.