A esposa do ex-lutador do UFC Dave Herman, preso na segunda-feira (19), desmentiu a versão oficial da polícia com um vídeo que divulgou na internet. Madeleine Herman registrou as imagens logo após a perseguição policial e alegou que seu marido foi detido de forma injusta.
Veja Também
De acordo com o relatório oficial da polícia, Herman, que lutou no Ultimate entre 2011 e 2013, resistiu à prisão de forma agressiva após uma perseguição policial, que teria se iniciado pelo fato de o lutador estar trafegando em alta velocidade em uma estrada no estado de Indiana, nos Estados Unidos.
No entanto, Madeleine, que acompanhava o marido no carro com filho recém-nascido do casal, conta uma versão diferente. Segundo ela, o carro em que viajavam começou a apresentar problemas, de modo que imediatamente pisca-alerta do veículo foi acionado. Eles, então, começaram a ser perseguidos por policiais, que pediam para que o carro fosse estacionado.
Segundo ela, Herman procurava por um local seguro para estacionar pensando em seu filho, já que fazia muito frio na região. Assim, o lutador somente conseguiu encostar alguns quilômetros mais adiante, em um posto de gasolina. Assim que desceu do carro, o atleta perguntou aos policiais se poderia ajudá-los.
Os guardas, então, pediram de forma agressiva para que o lutador se ajoelhasse, virasse de costas e pusesse as mãos na cabeça – caso contrário, a arma de eletrochoque seria acionada. O lutador, conforme prevê a lei norte-americana, pediu por três formas de identificação dos policiais, já que, segundo a esposa, ele não se sentia confortável com “homens estranhos e armados” se aproximando de seu filho. Os policiais, então, utilizam a arma de eletrochoque.
Em seguida, Madeleine repetiu o pedido de seu marido por três formas de identificação diferentes. O policial, contudo, fornece somente duas, dizendo que não mostraria sua terceira, sua carteira de motorista, porque apareceria o endereço de sua residência. Ele acrescenta argumentando que está uniformizado – o que não convence a mulher, que diz que qualquer um poderia adquirir um uniforme da polícia.
Por fim, a esposa explica que o episódio rendeu a Herman acusações de resistir à prisão, agressão a um policial (o que, segundo ela, acontece sempre que a arma de choque é utilizada) e por em risco um familiar dependente.
Aos 30 anos, Dave Herman tem um cartel profissional de 22 vitórias e seis derrotas. O peso pesado se tornou conhecido do público brasileiro ao iniciar uma intensa rivalidade com o brasileiro Rodrigo Minotauro antes do duelo entre eles no UFC Rio 3. Após passar as semanas que antecederam o combate criticando Minotauro e o jiu-jitsu, Herman acabou finalizado pelo lendário ex-campeão com uma chave de braço.
Comentários