Com quase 15 anos de experiência e um impressionante cartel com mais de 71 lutas profissionais, o veterano brasileiro Luís Sapo terá pela frente a luta mais importante de sua carreira. No próximo dia 24 de abril, em Manilla (Filipinas), Sapo desafiará o invicto Ben Askren pelo cinturão da categoria peso meio-médio do ONE FC, evento mais importante do MMA asiático na atualidade.
Aos 35 anos, Sapo tem um cartel profissional de 61 vitórias, nove derrotas e um empate. Com passagens por eventos como Bellator e XFC, o paraense vem de sete triunfos consecutivos – o último deles, sobre Bakhtiyar Abbasov, já como atleta do ONE FC, no combate que o credenciou ao posto de desafiante número um ao título da categoria até 77 kg.
Já Ben Askren, de 30 anos, venceu as 14 lutas que fez como profissional. O wrestler da primeira divisão da NCAA (liga universitária norte-americana) era campeão dos meio-médios do Bellator, mas abriu mão de seu título em 2013 para se transferir para o ONE FC. Após vencer Bakhtiyar Abbasov em sua estreia no evento asiático, Askren conquistou o cinturão ao bater o japonês Nobutatsu Suzuki em agosto do ano passado.
Caso vença Ben Askren, além de tirar a invencibilidade do norte-americano, considerado um dos melhores pesos meio-médios fora do UFC na atualidade, Luís Sapo pode se juntar a outros dois atletas brasileiros que atualmente compõem o rol de campeões do ONE FC: Bibiano Fernandes, nos pesos galos, e Adriano Moraes, nos pesos moscas.