Primo de Khabib, Usman Nurmagomedov celebrou sua vitória por decisão unânime sobre Alexandr Shabliy no Bellator San Diego, mas a alegria foi ofuscada pela situação em Gaza. O russo, que defendeu o cinturão peso leve (até 70,3kg.) e é conhecido por seu ativismo em prol da Palestina, dedicou a conquista ao seu falecido tio, Abdulmanap Nurmagomedov, mas expressou profunda tristeza pela crise humanitária na região. A luta aconteceu no último sábado (7).
“Estou feliz, mas ao mesmo tempo, estou um pouco triste com a situação no mundo. É muito difícil, muito ruim. É Gaza. Acho que o mundo precisa prestar atenção. Crianças estão morrendo, pessoas estão morrendo; é um genocídio, e isso precisa parar. Essa é a minha opinião. Sobre a luta, estou um pouco feliz, e é isso. Me dediquei muito nos últimos três, quatro meses. E essa luta, quero dedicá-la ao meu tio, Abdulmanap Nurmagomedov”, disse Usman.
[reacionadas]
O lutador, assim como seu irmão, Umar Nurmagomedov, e seu primo, Khabib Nurmagomedov, são conhecidos por sua fé islâmica e por defenderem a causa palestina. A família Nurmagomedov tem se posicionado contra a violência e defendido a paz na região.
A guerra entre Israel e grupos militantes palestinos, liderados pelo Hamas, na Faixa de Gaza, tem causado um grande número de vítimas civis. Os números exatos ainda são incertos, mas estima-se que milhares de pessoas tenham perdido a vida e muitas outras ficaram feridas.