Em duelo brasileiro válido pelo peso mosca (até 56,7 kg) no card preliminar do UFC Las Vegas 97, neste sábado (7), André Mascote levou a melhor sobre Lipe Detona. Após um primeiro round de muito equilíbrio na luta em pé, o baiano fez ótimo uso da luta agarrada e dominou os assaltos seguintes para sair com a vitória na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28).
Com isso, André Mascote permanece invicto na carreira, com dez vitórias em dez lutas, sendo as últimas quatro no octógono do UFC.
Do outro lado, Lipe Detona não consegue dar continuidade à vitória obtida sobre Victor Altamirano em fevereiro e amarga a segunda derrota em três lutas no Ultimate.
André Mascote começou controlando o centro do octógono, mas foram de Lipe Detona os primeiros golpes, principalmente com chutes frontais. Mascote entrou com uma boa mão esquerda e voltou para a distância. Na sequência, André conectou mais um direto de esquerda e a luta foi brevemente interrompida por uma dedada acidental de Lipe. Lipe Detona conectou um chute muito forte na linha de cintura de André Mascote. Lipe se aproximou com um chute voador, mas André rechaçou com um cruzado. Na sequência, Lipe Detona conseguiu encurtar a distância e levar a luta para a grade, mas André quebrou a pegada e se separou. André disparou um direto no momento em que Lipe tentava surpreender com uma cotovelada giratória. Lipe mais uma vez conseguiu encurtar e aplicou uma queda em André, que se levantou. Na sequência, Lipe tentou mais uma queda, André segurou na grade, mas não foi advertido. Ainda grampeado, Lipe derrubou, mas acabou perdendo a posição e caindo por baixo. Nos últimos segundos, Lipe Detona conectou uma cotovelada giratória brutal em André Mascote, que sentiu, mas foi salvo pelo gongo.
André Mascote começou o segundo round tentando encurralar Lipe Detona contra a grade. Lipe respondeu marchando para a frente e tentando uma joelhada voadora, mas André agarrou e levou para a grade. Mascote conseguiu levar a luta para o chão e rapidamente foi para a montada. André estabilizou bem a posição e aproveitou algumas brechas para golpear no ground and pound. Lipe tentou explodir algumas vezes para escapar da posição, mas André conseguiu manter até o final do round.
O início do terceiro round foi semelhante ao segundo, com Mascote andando para a frente e tentando encurralar Lipe Detona próximo às grades. André sentiu algum incômodo no olho e pediu ao árbito para limpar, mas não foi permitido. O baiano buscou a luta agarrada e conseguiu mais uma linda queda para cima do alagoano. Por cima, Mascote fez a transição para as costas e fechou o cadeado na linha de cintura. Após algumas tentativas, André conseguiu laçar o pescoço de Lipe, que resistiu bravamente e escapou de uma finalização que parecia infalível. Na sequência, mais uma vez Mascote passou o antebraço e apertou, mas Lipe Detona novamente escapou de maneira surpreendente.
Favorito na incrível proporção de 11 para 1 nas casas de apostas, Isaac Dulgarian confirmou as expectativas e não teve problemas para lidar com Brendon Marotte. Avassalador desde o primeiro segundo, o ‘MidWest Choppa’ dominou completamente o primeiro round e conseguiu a finalização na reta final do segundo assalto, com um katagatame.
Com o resultado, Dulgarian se recupera da derrota sofrida contra Christian Rodriguez e consegue a segunda vitória no octógono do UFC.
Do outro lado, Brendon Marotte segue sem saber o que é vencer no Ultimate e amarga a segunda derrota em duas lutas na organização.