Alex Poatan surpreendeu a comunidade do MMA ao anunciar sua decisão de retornar à divisão dos pesos médios (até 83,9kg.) do UFC. O brasileiro, que já reinou na categoria em 2021 e conta com o cinturão dos meio-pesados (até 93kg.), terá como alvo principal o atual detentor do título, Dricus du Plessis.
A decisão de Poatan foi motivada pela oportunidade de conquistar um feito inédito em sua carreira: ser campeão em duas categorias simultaneamente.
O brasileiro já havia conquistado o cinturão dos médios, mas o perdeu para Israel Adesanya. Ao subir para os meio-pesados, superou Jan Blachowicz e Jiri Prochazka, respectivamente, pelo topo do mundo.
Com isso, o SUPER LUTAS aponta riscos e possibilidades para futuro do paulista em caso de retorno à divisão passada.
A decisão de Poatan traz consigo uma série de vantagens e desafios. Entre os pontos positivos, destaca-se a oportunidade de se tornar um campeão duplo e a possibilidade de enfrentar um adversário que pode se adaptar ao seu estilo de luta.
Outra vantagem que Alex Poatan deveria ter seria sobre o jogo de quedas de Dricus du Plessis que, apesar de ter utilizado e finalizado Israel Adesanya em disputa de título, não costuma impor o estilo na luta agarrada.
O sul-africano, que é o atual campeão dos médios, sugere optar por trocar golpes em pé. Com isso, a qualidade técnica do brasileiro pode ser superior, sem se preocupar com eventuais riscos de ser colocado para baixo.
A decisão de Alex também gera algumas preocupações. O corte de peso para a categoria dos médios pode ser um desafio significativo para o brasileiro, que já demonstrou dificuldades nesse processo no passado.
Ele costuma pesar, fora do período de atividades, 105kg. e precisaria cortar muito peso novamente, mesmo sendo mais popular, estando em outra divisão e, principalmente, sem grandes coisas a agregar em caso de vitória sobre Dricus.
Além disso, a escolha de enfrentar Du Plessis também seria vista como uma decisão arriscada, já que o sul-africano é um adversário perigoso e em ascensão, mas com pouco poder midiático para elevar (ainda mais) a posição do paulista aos olhos do público.
No UFC desde 2021, Alex Poatan soma um retrospecto de 11 resultados positivos e dois negativos. Ele é apontado como um dos lutadores mais populares da atualidade, como sendo o segundo no ranking peso-por-peso da organização, atrás apenas de Islam Makhachev.