Acostumado a se apresentar em lutas de cinco rounds durante grande parte da carreira no UFC, Kamaru Usman afirmou que baixa confiança o atrapalhou diante de Khamzat Chimaev. Ciente que o confronto seria com apenas três assaltos, o lutador demonstrou frustração com fato e indicou que uma luta maior seria de maior vantagem para encarar o rival em Abu Dhabi.
“Esse foi o problema. E é por isso que Trevor, meu treinador Trevor Wittman, me diz o tempo todo que sou um dos melhores, se não o melhor, em construir uma luta e, pela primeira vez em muito tempo, não confiei em mim mesmo e em minhas habilidades, porque aquela luta poderia ter sido uma luta de cinco rounds”, disse Usman no podcast ‘Pound4Pound’.
Ao seguir com fala, Usman explicou motivo que acabou atrapalhando sua performance no UFC 294.
“Eu não estava treinando como se fosse lutar e passei por um camp, então, dito isso, eu não confiava em mim mesmo nesse sentido. Então você entra em uma luta e eu percebo que não faço uma luta de três rounds, não me lembro da última vez que fiz uma luta de três rounds. Então, eu me preparei para chegar a uma posição em que pudesse me preparar ao longo de cinco rounds. E agora que não é isso, foi muito difícil para mim aceitar esse resultado”, concluiu.
Chamado de última hora, Usman conseguiu surpreender a muitos fãs de MMA com performance apresentada. Derrotado na decisão majoritária dos juízes, o nigeriano se aproximou de eventual triunfo mesmo com poucos dias de preparação para enfrentar Chimaev.