Atual campeão peso galo (até 61,2kg.) do UFC, Sean O’Malley causou surpresa ao apontar Islam Makhachev como o melhor lutador da atualidade. Em entrevista à ‘Helen Lee Sports’, o norte-americano, conhecido por seu estilo extravagante e declarações ousadas, colocou de lado grandes nomes como Jon Jones e Alex Poatan para eleger o russo (até 70,3kg.) como o número um do ranking.
O’Malley justificou sua escolha ao destacar a consistência e dominância de Makhachev no octógono. Segundo ele, Jones teve tempo para se provar, mas o período em inatividade o faz perder posições na lista. Poatan, por sua vez, sequer foi citado.
“Acho que o Jon lutou uma vez nos últimos quatro ou cinco anos. Jon Jones está lá em cima como um dos maiores de todos os tempos, mas agora, quem é o melhor? Acho que é Islam”, afirmou o campeão peso galo.
A sequência de Makhachev impressiona. No topo dos pesos leves (até 70,3kg.), o ‘pupilo’ de Khabib venceu, na sequência, Charles do Bronx, Alexander Volkanovski (2x) e Dustin Poirier. Arman Tsaruyan deve ser seu próximo adversário.
O russo, inclusive, ocupa a primeira posição no ranking peso por peso do UFC, reconhecimento formal por seus feitos dentro do octógono. Em sua carreira, ele soma um cartel de 26 resultados positivos e um negativos.
Com um cartel de 27 vitórias e apenas uma derrota, Jon Jones se consolidou como um dos maiores nomes da história do MMA. Sua volta aos octógonos está prevista para o segundo semestre deste ano contra Stipe Miocic.
Alex Poatan, por sua vez, já tem retorno confirmado: Khalil Rountree no UFC 307, em outubro. Em sua carreira no MMA profissional, o brasileiro acumula dez vitórias e apenas duas derrotas, ostentando triunfos sobre nomes de peso como Israel Adesanya, Jiri Prochazka, Jan Blachowicz e Sean Strickland.