De olho nas movimentações na divisão dos médios (até 83,9kg.) Jiri Prochakza surpreendeu e afirmou estar disposto a descer de peso para roubar cinturão de Dricus Du Plessis a seguir. Após não ter tido sucesso em suas oportunidades nos meio-pesados (até 93kg.), o ex-campeão expressou interesse em perseguir sul-africano após atleta derrotar Israel Adesanya no UFC 305.
“Eu vinha considerando que se Adesanya vencesse, eu ficaria na divisão dos meio-pesados, mas se Du Plesiss vencesse, eu o seguiria. Eu limparia as coisas por lá e pegaria o cinturão, mas eu me sinto bem e forte na divisão meio-pesado, mesmo que os caras sejam mais fortes lá. A maioria deles. Então tenho que dizer que não tenho nenhum problema físico ou de força para despachá-los. Certamente seria um grande desafio lutar pelo cinturão dos 84kg e depois subir. Mas eu realmente quero deixar fluir e ver o que acontece”, declarou Jiri em seu canal do YouTube.
Ex-campeão meio-pesado, Prochazka desperdiçou oportunidade de reconquistar título nas duas ocasiões que encarou Alex Poatan no octógono. Em sua última aparição, o atleta acabou sendo nocauteado novamente pelo brasileiro e se afastou do trono que já o pertenceu.
Em entrevista concedida anteriormente, o atleta da República Tcheca expressou interesse em encarar Robert Whittaker eventualmente. O australiano não se manifestou negativamente após declaração e gerou expectativas para possível encontro.