Aposta de Silvio Santos impulsionou o UFC no Brasil e mudou o cenário do esporte; entenda

'Patrão' da TV brasileira teve papel fundamental na mudança de imagem e popularização das artes marciais mistas no país

Aposta de Silvio Santos impulsionou o UFC no Brasil e mudou o cenário do esporte. Foto: Reprodução/Instagram/vitorbelfort

Aposta de Silvio Santos impulsionou o UFC no Brasil. Foto: Reprodução/Instagram/vitorbelfort

Em uma época em que o UFC ainda era visto com certa resistência no Brasil, Silvio Santos fez uma aposta ousada que mudaria o destino do esporte no país. Em 2002, o apresentador e dono do SBT transmitiu o primeiro evento da organização de Dana White em TV aberta, sendo um marco histórico para o MMA nacional. Lenda da televisão brasileira, ele morreu no último sábado (17), aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumunia.

A decisão de levar o UFC para a telinha brasileira foi influenciada pela participação de Vitor Belfort no reality show ‘Casa dos Artistas’. O lutador, que vivia um momento turbulento em sua vida pessoal, viu na participação no programa uma oportunidade de alavancar sua carreira e, ao mesmo tempo, promover o esporte que amava.

PUBLICIDADE:

Veja Também

Israel Adesanya em luta no UFC. Foto: Reprodução/Twitter/UFCBrasil
Drake não tem sorte com apostas no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/@champagnepapi
M. Ankalaev em vitória no UFC 277. Foto: Reprodução/ Instagram @ufc

A estratégia deu certo. A luta entre Belfort e Chuck Liddell, transmitida pelo SBT, alcançou índices de audiência altíssimos, superando até mesmo a Globo, apesar da derrota do ‘Fenômeno’ por pontos. O sucesso da transmissão impulsionou o UFC no Brasil, que até então era considerado um esporte marginal e só aparecia nas grandes mídias por pautas policiais.

PUBLICIDADE:

Silvio Santos ajudou o MMA na imagem pública

A partir daquele momento, o MMA passou a ganhar cada vez mais espaço na mídia e na preferência do público. A aposta de Silvio Santos foi fundamental para popularizar o esporte no país e abrir caminho para o investimento massivo que o UFC receberia nos anos seguintes.

A morte de Silvio Santos, ocorrida no último sábado (17), reacende a memória de um momento crucial para o MMA brasileiro. O apresentador, com sua visão empreendedora e seu carisma, deixou um legado que vai muito além da televisão.

PUBLICIDADE:
Leia Mais sobre: , , , ,