Em uma época em que o UFC ainda era visto com certa resistência no Brasil, Silvio Santos fez uma aposta ousada que mudaria o destino do esporte no país. Em 2002, o apresentador e dono do SBT transmitiu o primeiro evento da organização de Dana White em TV aberta, sendo um marco histórico para o MMA nacional. Lenda da televisão brasileira, ele morreu no último sábado (17), aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumunia.
A decisão de levar o UFC para a telinha brasileira foi influenciada pela participação de Vitor Belfort no reality show ‘Casa dos Artistas’. O lutador, que vivia um momento turbulento em sua vida pessoal, viu na participação no programa uma oportunidade de alavancar sua carreira e, ao mesmo tempo, promover o esporte que amava.
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A estratégia deu certo. A luta entre Belfort e Chuck Liddell, transmitida pelo SBT, alcançou índices de audiência altíssimos, superando até mesmo a Globo, apesar da derrota do ‘Fenômeno’ por pontos. O sucesso da transmissão impulsionou o UFC no Brasil, que até então era considerado um esporte marginal e só aparecia nas grandes mídias por pautas policiais.
21 anos hoje de Vitor Belfort x Chuck Liddell, a primeira luta do UFC transmitida ao vivo em TV aberta no Brasil, pelo SBT, 1 mês após Belfort deixar a “Casa dos Artistas”. pic.twitter.com/2quTYtX7oa
— MMA Melotto (@MMAmelotto) June 23, 2023
Silvio Santos ajudou o MMA na imagem pública
A partir daquele momento, o MMA passou a ganhar cada vez mais espaço na mídia e na preferência do público. A aposta de Silvio Santos foi fundamental para popularizar o esporte no país e abrir caminho para o investimento massivo que o UFC receberia nos anos seguintes.
A morte de Silvio Santos, ocorrida no último sábado (17), reacende a memória de um momento crucial para o MMA brasileiro. O apresentador, com sua visão empreendedora e seu carisma, deixou um legado que vai muito além da televisão.
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