Calmo e violento, Carlos Prates manteve invencibilidade após nocautear de maneira brutal Li Jingliang na luta que abriu card principal do UFC 305. Sem se afobar nos ataques, o brasileiro conseguiu machucar em diversas ocasiões o chinês até conseguir aplicar sequência fatal de golpes, que derrubou imediatamente o adversário no octógono. Feito do brasileiro foi inédito.
Após se aproximar da vitória no primeiro assalto, Carlos manteve estratégia na segunda parcial e contou com adversário caçando nocaute enquanto desferia golpes. Com maestria nos contragolpes, o representante da Fighting Nerds encantou público presente na arena de Perth, Austrália e garantiu terceira vitória consecutiva na organização.
Ainda no octógono, o lutador pediu como presente de aniversário o bônus de ‘performance da noite’, que equivale a 50 mil dólares, cerca de 250 mil reais. Caso tenha pedido atendido, o lutador poderá comprar sua casa própria e realizar sonho. Com triunfo, o lutador alcançou marca de 20 lutas tendo braço erguido na carreira.
Por oturo lado, Jingliang sofreu primeiro revés por nocaute na carreira e se afastou da chance de retornar ao top 15 da categoria reinada por Belal Muhammad, meio-médios (até 77,1kg.). O lutador retornou de inatividade de dois anos após procedimento cirúrgico no pescoço.