Com direito a final dramático em confronto contra Junior Tafa, Valter Walker enfim conquistou primeira vitória no Ultimate. Apontado como ligeiro azarão nas casas de apostas, o brasileiro chegou a sofrer momento delicado no início do confronto, mas acabou apostando no talento do jiu-jitsu e finalizou seu rival nos segundos finais do primeiro round.
Aliviado com triunfo, Valter protagonizou momento tenso com adversário após fim do combate, aonde chegou a receber tapa na cara por parte do neozelandês. Já na entrevista no octógono, o brasileiro não hesitou e pediu para que próxima luta seja contra irmão de sua vítima, Justin Tafa. Ao som de muitas vaias, o lutador teve braço erguido em Perth, Austrália.
Por outro lado, Junior demonstrou grande insatisfação com decisão do árbitro em interromper confronto. Apesar de não ter batido em desistência, aparentemente o lutador desistiu verbalmente após suposta chave de calcanhar ter sido encaixada por Valter. Esta foi a segunda derrota seguida do atleta, que agora possui apenas um triunfo em quatro aparições no UFC.
Após 30 segundos de estudo, Valter Walker soltou o primeiro golpe da luta, com um chute baixo muito forte. Junior Tafa acelerou o ritmo e colocou boas mãos para cima do brasileiro, que rapidamente buscou a luta agarrada e conseguiu levar o neozelandês para o chão. Tafa se levantou, mas Walker derrubou novamente. O brasileiro estabilizou a posição na meia-guarda, mas sem tanta agressividade. Walker conseguiu levar Tafa para longe da grade. Nos últimos segundos, Valter Walker arriscou um ataque certeiro à perna de Junior Tafa e obrigou o rival a gritar em desistência antes do final do round.