Publicidade

Cinco motivos para assistir o UFC 305, com Dricus du Plessis x Israel Adesanya e luta decisiva para Carlos Prates

Israel Adesanya e Dricus Du Plessis no octógono do UFC 290 (Foto: Instagram/UFC)

Israel Adesanya e Dricus Du Plessis no octógono do UFC 290 (Foto: Instagram/UFC)

O octógono mais famoso do mundo se prepara para mais uma noite de emoções fortes. No UFC 305, evento realizado neste sábado (17), em Perth, na Austrália, grandes nomes da organização se enfrentam em busca de consagração e ascensão no ranking.

Publicidade

A luta principal da noite é protagonizada por Dricus du Plessis x Israel Adesanya pelo cinturão peso médio (até 83,9kg.) do UFC. Com rivalidade aflorada, o duelo é um dos mais esperados da temporada 2024 da organização.

O programa principal também reserva outras lutas empolgantes para os fãs, como os pesos moscas (até 56,7kg.) Kai Kara-France x Steve Erceg, que têm duas das mãos mais pesadas da divisão e tentam revanche contra Alexandre Pantoja pelo título.

Publicidade

Possível rival de Charles do Bronx no futuro, Mateusz Gamrot fica frente a frente com Dan Hooker em ‘confronto de gerações’, enquanto o ‘Fighting Nerd’ Carlos Prates busca seguir com sua ascensão diante de Li Jingliang. O esquadrão brasileiro também é representado por Valter Walker, Ricardo Carcacinha, Luana Santos e Herbert Burns.

Com um card repleto de lutas empolgantes, o evento promete agitar o mundo do UFC. Mas por que você não pode perder essa edição? O SUPER LUTAS listou cinco motivos para não ficar de fora.

Publicidade

1) Adesanya x Dricus du Plessis: a disputa pelo ‘Rei da África’

Israel Adesanya e Dricus Du Plessis em encarada no UFC 290 (Foto: Instagram/UFCANZ)

Apontado, por muitos, como um dos maiores nomes da história dos pesos médios (até 83,9kg.), Israel Adesanya está com sede de vingança. O nigeriano, que foi campeão em duas oportunidades no passado, tenta voltar ao topo do mundo em luta repleta de rivalidade diante de Dricus du Plessis, que vislumbra defender pela primeira vez o cinturão da divisão na maior luta de sua trajetória pelas artes marciais.

A rivalidade entre os dois lutadores, que se intensificou nos últimos meses, adiciona ainda mais tempero à disputa. Ambos tratam o embate, para além do cinturão, como o título de ‘Rei da África’. Adesanya representa a Nigéria, enquanto Du Plessis leva as cores da África do Sul ao octógono.

Publicidade

2) Kara-France x Erceg são candidatos à ‘Luta da Noite’

Kai Kara-France e Steve Erceg se enfrentam no UFC 305. Foto: Montagem/SUPER LUTAS

Nos pesos moscas (até 56,7kg.), Kai Kara-France e Steve Erceg se enfrentam em um confronto direto por uma nova oportunidade de desafiar o campeão Alexandre Pantoja.

O motivo para estarem na lista é simples: são dois dos lutadores mais empolgantes da atual divisão. O duelo, inclusive, é apontado por parte da comunidade do MMA como candidato ao bônus de ‘Luta da Noite’, sobretudo pela agressividade de ambos.

Kara-France perdeu suas últimas duas lutas no UFC, diante de Brandon Moreno e Amir Albazi. Ele, contudo, é o quarto do ranking. Erceg, por sua vez, também vem de derrota, mas em cenário diferente. O lutador, que é de Perth e vai contar com o apoio da torcida, perdeu para Alexandre Pantoja no Rio de Janeiro em disputa de título de cinco rounds, mas ficou marcado pela perseverança e resistência dentro do octógono.

A luta promete ser um duelo de alta intensidade, com muita trocação e movimentação.

3) Mateusz Gamrot pode vencer e desafiar Charles do Bronx

Mateusz Gamrot derrotou Rafael Fiziev no UFC Las Vegas 79 (Foto: Instagram/UFC)

Mateusz Gamrot, um dos nomes mais promissores da divisão dos leves (até 70,3kg.), tem a oportunidade de ‘furar a fila’ e se aproximar de uma disputa pelo cinturão. Com três vitórias seguidas, o polonês tentou fechar a luta com o ex-campeão Charles do Bronx, incluindo declaração exclusiva ao SUPER LUTAS, mas não teve desejo seguido e enfrenta o veterano Dan Hooker.

Atual quinto colocado do peso leve, Gamrot vive o melhor momento da sua carreira com três vitórias consecutivas, sendo sete em seus últimos oito compromissos. Aos 33 anos, o astro polonês ostenta um cartel no MMA de 24 resultados positivos e dois negativos.

4) Carlos Prates quer protagonizar novo show no UFC

Carlos Prates em vitória no UFC. Foto: Reprodução/Instagram/UFC

O brasileiro Carlos Prates, uma das maiores promessas do MMA nacional, busca manter sua invencibilidade no UFC, depois de dois nocautes expressivos. O atleta, conhecido por seu estilo agressivo e nocauteador, terá pela frente um desafio de grande porte.

Uma vitória sobre o chinês Li Jingliang pode impulsioná-lo para o top 15 da categoria e colocá-lo no caminho de grandes nomes dentro dos meio-médios (até 77kg.). O representante da ‘Fighting Nerds’ já foi até comparado com Anderson Silva por Dana White. Não dá pra perder!

5) Esquadrão brasileiro em ação

Luana Santos em vitória sobre Mariya Agapova no UFC Denver (Foto: Twitter/UFC News)

Além dos confrontos principais, o UFC 305 conta com a participação de diversos atletas brasileiros. Valter Walker, Ricardo Carcacinha, Luana Santos e Herbert Burns são alguns dos nomes que representam o Brasil no evento.

Valker Walker, em sua segunda luta no UFC, tenta sair do estigma de Johnny Walker e encara Junior Tafa. Ricardo Carcacinha faz ‘duelo dos desesperados’ contra Josh Culibao.

Luana Santos pegou a luta de última hora, mas chega confiante e invicta na organização para passar por Casey O’Neill. Já Herbert Burns, irmão de Gilbert Durinho, não vence há quatro anos e precisa vencer Jack Jenkins para seguir na empresa de Dana White.

Ficha técnica do UFC 305

Local: RAC Arena, Perth, Austrália

Horário: A partir de 19h30 (horário de Brasília)

Como assistir:  SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real e UFC Fight Pass (todo o card) pela internet

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília) 

Peso médio (até 83,9 kg): Dricus Du Plessis x Israel Adesanya – luta pelo cinturão

Peso mosca (até 56,7 kg): Kai Kara-France x Steve Erceg

Peso leve (até 70,3 kg): Mateusz Gamrot x Dan Hooker

Peso pesado (até 120,2 kg): Tai Tuivasa x Jairzinho Rozenstruik

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Li Jingliang x Carlos Prates

CARD PRELIMINAR (19h30, horário de Brasília) 

Peso pesado (até 120,2 kg): Junior Tafa x Valter Walker

Peso pena (até 65,7 kg): Joshua Culibao x Ricardo Carcacinha

Peso mosca (até 56,7 kg): Casey O’Neill x Luana Santos

Peso pena (até 65,7 kg): Jack Jenkins x Herbert Burns

Peso leve (até 70,3 kg): Tom Nolan x Alex Reyes

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Kenan Song x Ricky Glenn

Peso mosca (até 56,7 kg): Stewart Nicoll x Jesus Aguilar