A histórica luta entre Urijah Faber e José Aldo pode ganhar um novo capítulo. Mais de uma década após o confronto que consagrou o brasileiro no WEC, o norte-americano desafiou o ex-campeão peso pena (até 65,7kg.) do UFC para uma revanche, mas desta vez no ringue de boxe.
A proposta de Faber surge após uma vitória no grappling sobre Bibiano Fernandes e um período de reflexão sobre sua carreira. O veterano fez referência ao poderoso chute baixo de Aldo que marcou a luta entre os dois em 2010 para evitar a luta em pé.
“Mendes e eu lutamos contra Aldo e foi nossa luta mais difícil, então eu preferiria não perder para Aldo neste momento da minha vida (risos). Eu faria uma luta de boxe contra ele. Acho que me ofereceram algo há pouco tempo, antes dele assinar de novo com o UFC, mas não era o tipo de oferta interessante. Conversei com Aldo antes sobre lutar boxe sem luvas, mas ele não tinha o desejo de fazer isso. Eu faria uma luta de boxe com Aldo. Não gostaria de fazer uma luta de kickboxing com ele. Aprendi minha lição. Pesquise no Google, ‘Perna de Urijah Faber’”, declarou o veterano em entrevista ao ‘MMA Fighting’.
No entanto, a realização da revanche enfrenta obstáculos. Aldo, que recentemente renovou contrato com o UFC, está focado em sua carreira no MMA. Além disso, o brasileiro já havia demonstrado pouco interesse em lutas de boxe sem luvas, uma das modalidades sugeridas por Urijah.
Aos 37 anos, Aldo, um dos maiores nomes da história do esporte, busca mais uma vitória para consolidar seu legado. O brasileiro, que já conquistou o cinturão peso pena e disputou o título peso galo, acumula 32 triunfos e oito reveses na carreira.
Em sua última apresentação, em maio deste ano, superou Jonathan Martinez por decisão unânime dos juízes no UFC 301, realizado no Rio de Janeiro. O ex-campeão peso pena (até 65,7kg.) enfrenta o promissor norte-americano Mario Bautista no card principal do UFC 307, marcado para o dia 5 de outubro, em Salt Lake City.