A derrota de Leon Edwards para Belal Muhammad no UFC 304, em sua própria casa, já havia gerado bastante repercussão. No entanto, um novo elemento veio à tona para alimentar ainda mais a polêmica: um áudio, nas redes sociais, captou uma discussão quente entre o ex-campeão meio-médio (até 77kg.) e seu treinador durante um dos intervalos.
Nas imagens, Edwards demonstra frustração com sua performance e dirige palavras de baixo calão ao profissional que o acompanha. Em determinado momento, o treinador sugere que o atleta desista da luta, como forma de alerta sobre sua apresentação, mas é prontamente interrompido por um enfático ‘cala a boca’ do inglês.
A derrota para Muhammad, aliada à discussão com o treinador, coloca em xeque o futuro da carreira do britânico, que agora busca se recuperar e reconquistar o cinturão da categoria. Ele foi superado pelo rival nos pontos após brechas defensivas no wrestling.
Aos 32 anos, Leon soma um cartel de 22 resultados positivos e quatro negativos. Ele venceu Kamaru Usman e Colby Covington, tendo duas defesas de título com sucesso antes da derrota para Belal Muhammad.