Motivado a incentivar Islam Makhachev a quebrar recordes e ampliar legado no MMA, Javier Mendez demonstra estar disposto a fazer o inesperado pelo pupilo. Ciente que o russo não subirá aos meio-médios enquanto Belal Muhammad reinar na categoria, o treinador do campeão sugeriu outros caminhos ao atleta e não descartou aventura no peso médio (até 83,9kg.).
“Muitos lutadores conquistaram títulos lá (leves), mas nunca mantiveram o título por mais de três defesas, então Islam quebrará um recorde, e quero vê-lo como um dos maiores de todos os tempos e acredito que ele está no caminho certo para isso. Portanto, ele defender o título dos leves está no caminho certo para isso. Depois disso, vamos ver o que acontece. Talvez Islam ganhe peso e vá para os médios (83,9kg.). Quero dizer, ele teria que ganhar peso, obviamente, porque isso é um pouco grande para ele. Nunca se sabe. Ele é muito bom. É o número um do peso por peso por algum motivo”, declarou Javier ao Red Corner MMA.
Em busca de se tornar duplo campeão na organização, Islam teve sonho prorrogado após Belal conquistar título no UFC 304. Amigos e parceiros de treinos, os lutadores possuem acordo de não se enfrentarem no octógono.
Por outro lado, Makhachev busca se recuperar de lesão sofrida na mão para seguir defendendo cinturão. Até o momento o atleta possui três defesas bem sucedidas e vive expectativa de quebrar recorde em próxima aparição, onde é esperado que revanche contra Arman Tsarukyan seja realizada.