Responsável por afiar o arsenal de Khabib e Umar Nurmagomedov, Javier Mendez teve a difícil obrigação de comparar as melhores qualidades de seus pupilos no departamento do MMA. Apesar do ex-campeão peso leve (até 70,3kg.) já ter se aposentado, o treinador segue enaltecendo a capacidade técnica do atleta quando se trata no domínio na luta agarrada.
“Bem, no que diz respeito às habilidades nesse momento de suas carreiras, essa é uma pergunta difícil. Eu diria que o chão do Khabib ainda é de primeira linha. O chão de Umar é ótimo, mas Khabib estava em outro nível, mas, novamente, a luta em pé de Khabib não estava no mesmo nível da de Umar. Mas, no que diz respeito à parte mental, a parte mental é bastante comparável”, declarou o treinador em entrevista ao ‘The Schmo’.
Ao seguir com fala, Javier destacou capacidade de Khabib em resistir a golpes, mas equilibrou a parte mental dos atletas.
“O queixo de Khabib é de granito, nunca vi ninguém ter um queixo como o de Khabib. Umar tem um ótimo queixo, como ele provou na última luta, quando foi derrubado e conseguiu tentar a queda quando estava sendo derrubado, mas acho que o nível do queixo teria que ficar com Khabib, mas a resistência mental, acho que eles são bem iguais, a resistência mental. Quero dizer, Umar é um cliente difícil”, concluiu.
Em grande fase no UFC, Umar se tornou segundo colocado no ranking dos galos (até 61,2kg.) após ter derrotado Cory Sandhagen em última aparição. A expectativa é que o atleta dispute o título contra vencedor de Sean O’Malley x Merab Dvalishivli.