O reinado de Alex Poatan no UFC tem gerado tanto admiração quanto controvérsia. Enquanto o brasileiro conquista fãs e títulos, algumas vozes contrárias se levantam no cenário do MMA. Joaquin Buckley, conhecido por um dos nocautes mais plásticos da história do esporte, expressou sua inquietação com a ascensão meteórica do atual campeão meio-pesado (até 93g.), em especial quando comparada à trajetória de lutadores que dedicaram anos ao esporte.
Em entrevista ao ‘Parry Punch’, Buckley não poupou críticas à facilidade com que atletas de outras modalidades, como o kickboxing, têm conquistado o topo do UFC.
“Sem desrespeitar Alex Poatan, pois sou muito fã daquele filho da p***. Mas é estranho e parece estúpido. Outros caras que sequer fazem parte do MMA olham para nós agora e veem uma oportunidade de serem campeões. Não deveria ser assim”, disse Joaquin.
O veterano dos meio-médios reconhece o trabalho duro de Alex, mas questiona a rapidez com que o brasileiro se adaptou ao MMA e alcançou feitos inéditos.
“Poatan pode estar trabalhando duro todos os dias, eu sei, mas é estranho pensar que um cara começou a treinar MMA pensando em ser campeão, mas de repente outro cara vem de outro esporte (kickboxing), faz a transição em um esporte totalmente diferente e ainda é capaz de vencer. É um problema. Acho que muitos caras não estão se esforçando o suficiente como deveriam”, desabafou.
A trajetória de Alex Poatan no MMA é elogiada por parte da comunidade do UFC. Em pouco tempo, o brasileiro conquistou o cinturão dos médios (até 83,9kg.) e, em seguida, o dos meio-pesados (até 93kg.), incluindo nomes de peso como Israel Adesanya, Jamahal Hill, Jan Blachowicz, Jiri Prochazka e Sean Strickland.