A primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris é do judô. Nesta sexta-feira (2), Beatriz Souza derrotou a israelense Raz Hershko na grande final do torneio olímpico da categoria acima dos 78 kg e se tornou a quinta judoca brasileira a conquistar uma medalha de ouro em olimpíadas.
Para alcançar a grande decisão, a paulista de 26 anos estreou com vitória por ippon sobre Izayana Marenco, da Nicarágua. Nas quartas, superou a quarta colocada no ranking mundial, Kim Hayun, da Coreia do Sul, com um wazari e, nas semis, imobilizou Romane Dicko, número 1 do mundo.
Na grande decisão, Beatriz Souza conseguiu um wazari na primeira metade da luta e administrou o resultado até o fim dos três minutos para conquistar a medalha de ouro em sua primeira participação em Jogos Olímpicos.
Beatriz Souza se junta a Aurélio Miguel, Rogério Sampaio, Sarah Menezes e Rafaela Silva no seleto grupo de judocas brasileiros campeões olímpicos. A conquista de Bia marca a 27ª medalha do judô brasileiro na história dos Jogos, que mantém a modalidade isolada como principal fonte de medalhas olímpicas para o país.
Na atual edição, dois judocas brasileiros já haviam subido ao pódio antes do ouro de Bia: Willian Lima, com a prata, e Larissa Pimenta, com o bronze.