Velho conhecido de Leon Edwards em lutas pelo Ultimate, Kamaru Usman não deixou de acompanhar terceira defesa de título do rival contra Belal Muhammad. Ciente das estratégias corretas a serem usadas contra o inglês, o ex-campeão apontou como o desafiante conseguiu ter sucesso diante do até então rei dos meio-médios (até 77,1kg.) em luta no UFC 304.
“Quando você luta com um cara como eu e um cara como Belal Muhammad, que pode mudar de nível com você, ei, é isso que você vai ter. Vamos mudar de nível, vamos passar os braços em volta de suas pernas e vamos derrubá-lo todas as vezes, e foi isso que fiz em quase todas as minhas lutas, mas Leon, com o passar do tempo, ficou esperto o suficiente para saber: ‘Ei, posso usar a gaiola a meu favor para ficar em pé ou me manter ereto e tornar mais difícil para as pessoas me derrubarem’, e era isso que ele estava fazendo”, disse Kamaru no canal Pound4Pound.
Ao seguir com fala, Usman sugeriu brecha que Muhammad encontrou durante confronto e passou a se apoiar sobre para dominar rival.
“Mas é quase como se ele estivesse contra-atacando o que eu faço, que é colocá-lo contra a grade e derrubá-lo usando a grade para se levantar e ficar em pé, mas aí vem o contra-ataque, o contra-ataque, digamos assim, de Belal Muhammad ao entender que, ‘Ei, ele usa a grade muito bem para se levantar, então quando ele se levantar, sabe o que vou fazer? Vou mudar de nível novamente e vou derrubá-lo na cabeça ou nas costas de novo’, e isso foi um exemplo”, concluiu.
Protagonistas do UFC 304, Leon e Belal se enfrentaram pela segunda vez na carreira. Grande azarão nas casas de apostas, Muhammad teve atuação dominante e não deu chances ao rival de utilizar carro-chefe na luta agarrada com conforto e espaço. O duelo foi definido na decisão unânime dos juízes, que viram triunfo do palestino.