No mínimo, inusitado. Em meio a escassez de atletas na divisão dos moscas (até 56,7kg.) Dana White não hesitou e declarou publicamente não possuir nenhum interesse em renovar contrato com Muhammad Mokaev após UFC 304. Apesar do russo estar invicto e configurar entre o top 10 da divisão, o presidente garantiu que mandatários não gostam do lutador e abriu as portas para que PFL o contrate a seguir.
“Nós aconselhamos os lutadores a como lutar. Fazemos isso há muito tempo. Tenho certeza que um dos responsáveis por agendar lutas (matchmakers), provavelmente disse algo do tipo a ele. Eles não são muito fãs de Mokaev por diversos motivos. Existem muitos atletas que buscam por quedas nas lutas, sabe? Muitos lutam com esse estilo. Ele não está mais sob contrato. Acho que a PFL está interessada em contratá-lo, um atleta invicto. Boa sorte a eles”, declarou Dana em coletiva após UFC 304.
Segundo o presidente, a razão pela atitude não se deve ao estilo de luta apresentado pelo russo, que busca por quedas incansavelmente e sim por atitudes fora do octógono.
“Por diversas razões. Escute, por todo esse lance que rolou aqui (briga entre Mokaev com Manel Kape nos bastidores e em entrada no octógono), nos últimos meses, (problemas) no Instituto de Performance do UFC e por outros motivos que esses caras não querem renovar o contrato”, concluiu.
Aos 23 anos, Mokaev derrotou Manel Kape no UFC 304, em última luta do contrato firmado com a organização. Prospecto dos moscas, o lutador conta com 12 vitórias no cartel e é conhecido pelo talento na luta agarrada. Até o momento o russo não se pronunciou sobre declaração de Dana White.