O clima de rivalidade não foi revertido em uma grande luta no UFC 304, evento realizado neste sábado (27). Mohammad Mokaev venceu Manel Kape na decisão unânime, em duelo tenso e clima hostil, e se aproximou de uma disputa de cinturão contra o brasileiro Alexandre Pantoja pela divisão peso mosca (até 56,7kg.).
Sexto no ranking, Muhammad Mokaev está invicto no MMA profissional com 13 vitórias e uma luta sem resultado na carreira. Aos 23 anos, o britânico naturalizado inglês vem de sete triunfos seguidos na organização.
Oitavo colocado no ranking dos moscas, Manel Kape tem sequência de quatro vitórias seguidas quebrada e se afasta de sonhada luta pelo cinturão.
Tudo começou logo na entrada dos dois lutadores no octógono. Kape partiu para cima de Mokaev e eles tiveram que ser separados por seguranças no octógono. A apresentação por Bruce Buffer foi tensa e também cercada de seguranças. O inglês tomou a primeira iniciativa ao correr no octógono e chutar na perna. Manel, então, respondeu com um cruzado de esquerda. A intensidade da rivalidade, contudo, ficou apenas nas provocações no primeiro round, marcado por muito estudo entre os lutadores.
No início do segundo round, Mokaev tenta o overhand. Kape provoca e o britânico vai com tudo para cima, mas não atinge. O angolano parece ter quebrado o dedo e se abaixou para colocar no lugar. Foi o tempo do lutador da casa colocar para baixo, mas se utilizando de uma trapaça ao puxar o short do rival.
Manel Kape teve uma lesão no dedão do pé direito, mas foi liberado para voltar ao terceiro round. Mokaev, na luta, acertou um chute alto de pé esquerdo no rosto do angolado, seguido por uma queda. Manel, por sua vez, laçou o pescoço do britânico. Muhammad escapa bem o pescoço e fica por cima, na guarda do rival. Os dois lutadores deixam a animosidade de lado e se abraçaram ao fim da luta.
Antes de se enfrentarem no octógono neste sábado (27), Mokaev, Kape e suas equipes se envolveram em confusão. O clima para o importante duelo entre Muhammad Mokaev e Manel Kape, no UFC 304, está mais do que quente. Às vésperas do evento, que acontece neste sábado (27), os pesos mosca (até 56,7 kg) e suas respectivas equipes protagonizaram uma pancadaria generalizada no hotel dos lutadores, em Manchester, na Inglaterra.
A briga entre Muhammad Mokaev e Manel Kape foi gravada e o vídeo circulou nas redes sociais. De acordo com o treinador Eric Nicksick, que aparece nas imagens tentando apartar a confusão, tudo teria se iniciado após Mokaev pedir para tirar uma foto com Kape e supostamente desferir um soco de surpresa no rival.
Uma das melhores lutas da noite foi protagonizada por Modestas Bukauskas x Marcin Prachnio, em duelo válido pela divisão dos meio-pesados (até 93kg.). O lituano venceu por katagatame no segundo round, após posição encaixada na montada.
Representando a Lituânia, Modestas Bukauskas soma oito lutas em duas passagens no Ultimate. O ‘Gladiador Báltico’ volta a vencer após ser superado por nocaute para Vitor Petrino em novembro do ano passado, em São Paulo.
Segundo polonês em ação no card, Marcin Prachnio está no UFC desde 2018 e fez a décima aparição no octógono. Ele, agora, soma 17 triunfos e oito reveses.
O UFC 304 também foi palco de uma apresentação impressionante protagonizada pelo peso pesado (até 120,2kg.) Mick Parkin. O inglês, em uma atuação intocável, conquistou um nocaute impressionante sobre o polonês Lukasz Brzeski ainda no primeiro round.
Mick Parkin está invicto na carreira com dez vitórias em dez lutas profissionais, cinco delas no octógono do UFC, contando com a participação no Contender Series.
Lukasz Brzeski, por sua vez, tem nove resultados positivos, cinco negativos e um empate.
A primeira luta da noite foi protagonizada por Shauna Bannon, que teve bons momentos e venceu Alice Ardelean em confronto equilibrado e decidido por divisão dos juízes. O duelo foi válido pela divisão peso palha (até 52,1kg.), que conta com Weili Zhang como campeã.
Shauna, com o resultado, consegue sua primeira vitória na organização e tem cartel atualizado para seis resultados positivos e um negativo. Já Ardelean, que pegou a luta em cima da hora, estreia com o pé esquerdo e conta com nove triunfos e seis reveses.
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Belal Muhammad derrotou Leon Edwards na decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47, 49-46)- luta pelo cinturão
Peso pesado (até 120,2 kg): Tom Aspinall derrotou Curtis Blaydes por nocaute aos 1m00s do R1 – luta pelo cinturão interino
Peso leve (até 70,3 kg): Paddy Pimblett derrotou Bobby Green por finalização (triângulo) aos 3m22s do R1
Peso médio (até 83,9 kg): Gregory Robocop derrotou Christian Leroy Duncan na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7 kg): Arnold Allen derrotou Giga Chikadze na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)
Peso pena (até 65,7 kg): Nathaniel Wood derrotou Daniel Pineda na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso palha (até 52,1 kg): Bruna Brasil derrotou Molly McCann na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Jake Hadley derrotou Caolan Loughran na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso mosca (até 56,7 kg): Muhammad Mokaev derrotou Manel Kape na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Oban Elliott derrotou Preston Parsons na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 30-27)
Peso meio-pesado (até 93 kg): Modestas Bukauskas derrotou Marcin Prachnio por finalização (katagatame) a 3min12s do R3
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Sam Patterson derrotou Kiefer Crosbie por finalização (katagatame) a 2min50s do R1
Peso pesado (até 120,2 kg): Mick Parkin derrotou Lukasz Brzeski por nocaute (socos) a 3min23s do R1
Peso palha (até 52,1 kg): Shauna Bannon derrotou Alice Ardelean na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)