Na última terça-feira (23), a Associação de Comissões de Boxe (ABC, na sigla original, em inglês) aprovou duas mudanças importantes nas regras unificadas do MMA, que entrarão em efeito a partir do dia 1 de novembro, com cada comissão atlética precisando ainda aderir às alterações individualmente.
A primeira mudança legaliza um golpe antes proibido no MMA: a cotovelada 12-6, ou de cima pra baixo, na vertical. Tal golpe foi responsável pela única derrota na carreira de Jon Jones, que o desferiu múltiplas vezes na luta contra Matt Hamill, em 2009, e acabou desclassificado na ocasião.
Veja Também
A proibição da cotovelada vertical sempre foi foco de debate dos fãs, lutadores e especialistas, já que o mesmo golpe, desferido em qualquer outro ângulo, era considerado legal, dificultando muitas vezes o julgamento do que seria uma cotovelada diretamente de cima para baixo e não minimamente angulada.
A outra alteração promovida pela ABC diz respeito à definição de ‘lutador caído’. Se antes, espalmar uma mão na lona era o suficiente para evitar chutes ou joelhadas na cabeça, agora outra parte do corpo é exigida.
“Um lutador deve ser considerado caído e não pode legalmente receber joelhadas ou chutes na cabeça quando qualquer parte do seu corpo que não sejam as mãos ou pés estejam em contato com a lona (chão)”, diz o texto.
As mudanças de regras foram votadas e aprovadas por um comitê incluindo os diretores executivos das Comissões Atléticas da Califórnia e de Nevada e árbitros como Marc Goddard, John McCarthy e Herb Dean.