Próximo desafiante ao cinturão peso leve (até 70,3kg), Arman Tsarukyan não pretende colocar nenhum obstáculo que possa impedir o seu reencontro com Islam Makhachev. Em declaração ao site ‘Sport 24’, o armênio revelou que ativará a cláusula que reduz o tempo da sua suspensão, visando estar presente no UFC 308, que acontece no dia 26 de outubro, em Abu Dhabi.
“Vou gravar aquele vídeo anti-bullying no início de agosto e minha suspensão acabará dia 13 de outubro. Preciso apenas fazer esse vídeo, então espero lutar no final de outubro ou início de novembro. Tenho que fazer o vídeo para ajudar minha carreira. Não me incomoda, só fará bem para minha carreira. E, na verdade, não faz sentido colocar as mãos em alguém e gastar energia quando se está caminhando para uma luta de verdade. O problema é que sou um cara de temperamento forte. Ou sou muito gentil, ou muito raivoso. Até quando treino, ou é trabalho leve ou contato total, essa é a minha natureza”, argumentou Tsarukyan.
O incidente ocorreu durante a entrada de Tsarukyan para o duelo com Charles do Bronx no UFC 300. Ao ser recebido com um gesto obsceno por um espectador, o lutador reagiu com um soco na direção da multidão, momento que foi capturado pelas câmeras da transmissão e por diversos celulares. O armênio foi multado em US$ 25 mil (cerca de R$ 136 mil) e suspenso por nove meses pela Comissão Atlética de Nevada (NAC). A suspensão de Tsarukyan está prevista para terminar em 12 de janeiro de 2025.
No entanto, a pena pode ser reduzida para seis meses se o lutador fazer um pronunciamento anti-bullying previamente aprovado pela comissão, o que o tornaria elegível para retornar à ação em 12 de outubro, deixando-o disponível para o UFC 308, em Abu Dhabi, evento que é especulado para a realização da revanche contra Islam Makhachev e que será realizado no dia 26 do mesmo mês.