Dias após finalizar a lista dos 100 maiores atletas do século XXI, liderada pelo nadador norte-americano Michael Phelps, a ESPN norte-americana divulgou na última segunda-feira (22) um ranking mais específico, com os dez maiores lutadores (homens) de MMA no mesmo recorte temporário. A ausência de José Aldo, ex-campeão e lenda do peso pena (até 65,7 kg) chamou a atenção dos fãs.
Uma das maiores potências do MMA, o Brasil conta com apenas um representante na lista: Anderson Silva, que aparece na terceira posição do ranking, atrás de Georges St-Pierre e Jon Jones, únicos representantes da modalidade na lista original de 100 maiores atletas.
Campeão dos pesos penas entre 2011 e 2015, com sete defesas de cinturão, recorde da categoria, José Aldo não foi citado na lista, ficando atrás de nomes como Chuck Liddell, Kamaru Usman e BJ Penn.
A lista é dominada por atletas que fizeram sucesso no UFC. A única exceção é o peso pesado russo Fedor Emelianenko, que brilhou no PRIDE na primeira metade do século e aparece na sexta colocação do ranking.
1- Jon Jones
2- Georges St-Pierre
3- Anderson Silva
4- Demetrious Johnson
5- Khabib Nurmagomedov
6- Fedor Emelianenko
7- Randy Couture
8- Chuck Liddell
9- BJ Penn
10- Kamaru Usman