Nesta sexta-feira (26), têm início oficialmente os Jogos Olímpicos de Paris. Aproveitando o clima olímpico, o SUPER LUTAS preparou uma lista com dez atletas que conquistaram medalhas em Olimpíadas antes de brilharem no octógono do UFC. Confira a lista em ordem cronológica:
Mark Schultz foi o primeiro dono de uma medalha olímpica a pisar no octógono do Ultimate. Medalhista de ouro na luta olímpica nos Jogos de Los Angeles, em 1984, o norte-americano fez uma única luta profissional de MMA, quando nocauteou Gary Goodridge no UFC 9, em 1996.
O segundo medalhista em Olimpíadas a atuar no Ultimate também veio da seleção norte-americana de luta olímpica. Ouro nos Jogos de Barcelona, em 1992, Kevin Jackson iniciou a transição para o MMA cinco anos depois, em 1997, mesmo ano em que estreou no UFC conquistando o torneio dos meio-pesados o UFC 14.
Meses depois, Kevin Jackson chegou a disputar o cinturão inaugural da categoria, mas acabou finalizado por Frank Shamrock no UFC Japão.
Ao contrário de Schultz e Jackson, Matt Lindland já era atleta de MMA quando competiu nos Jogos de Sidney, em 2000, ficando com a medalha de prata na luta olímpica. No mesmo ano, ‘The Law’ chegou ao UFC, onde competiu por quase cinco anos e chegou a lutar pelo cinturão dos pesos médios, mas foi derrotado por Murilo Bustamante.
Ronda Rousey foi medalhista de bronze no judô na Olimpíada de Beijing, em 2008, antes de fazer a transição para o MMA e se tornar campeã peso galo do Strikeforce e do UFC e um dos maiores nomes da história da modalidade.
13 anos antes de estrear no octógono do UFC, Yoel Romero foi medalhista de prata na luta olímpica nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000. No Ultimate, o cubano lutou pelo cinturão dos médios em duas oportunidades, mas acabou derrotado por Robert Whittaker e Israel Adesanya.
Contemporânea de Ronda Rousey no MMA feminino, Sara McMann conquistou uma medalha de prata na luta olímpica nos Jogos de Atenas, em 2004, nove anos antes de estrear no octógono do UFC, onde foi uma das rivais derrotadas por ‘Rowdy’ em disputa de cinturão peso galo (61,2 kg).
Campeão olímpico na luta olímpica em Beijing, no ano de 2008, Henry Cejudo não apenas atuou no UFC como se tornou campeão de duas categorias na organização: o peso mosca e o peso galo.
Medalhista de prata na luta greco-romana nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, o dinamarquês Mark O. Madsen estreou no UFC em 2019 e competiu na organização até novembro de 2023, quando anunciou aposentadoria.
Único representante do taekwondo na lista, Robelis Despaigne foi medalhista de bronze nos Jogos de Londres, em 2013. O cubano estreou no Ultimate em março deste ano e conta com uma vitória e uma derrota no octógono.
Fechando a lista, a aquisição mais recente do UFC com história nas Olimpíadas é Kayla Harrison. Bicampeã olímpica nos Jogos de Londres-2012 e Rio-2016, a norte-americana foi bicampeã também da PFL antes de ser contratada pelo Ultimate, onde estreou com vitória sobre Holly Holm no UFC 300.