Na última semana, o Ultimate divulgou os áudios captados pelos microfones ao redor do octógono durante a luta entre Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor no UFC 229. O que talvez o fã de esporte não lembre é a magnitude do evento realizado no dia 06 de outubro de 2018 e tudo o que cercou o antes e depois daquele histórico card. Relembre aqui no SUPER LUTAS.
Recém coroado campeão do peso leve, Khabib Nurmagomedov enfrentaria em sua primeira defesa de título, o maior nome comercial da história do Ultimate: o irlandês Conor McGregor. O ‘Notório’ estava cerca de dois anos afastado do esporte e, nesse período, chegou a ser destituído do reinado nos leves, que passou a ser comandado pelo russo.
Na semana da luta, que tinha muita rivalidade envolvida, as ofensas extrapolaram os limites do octógono e chegaram a afetar o lado pessoal. Conor chegou a ofender a religião de Nurmagomedov, que é muçulmano, e, em um episódio marcante, chegou a atacar um ônibus que transportava Khabib com um carrinho de mão. Na ocasião, um atleta acabou ferido por estilhaços de vidro.
Dentro do octógono, a estratégia de Khabib era clara: evitar a trocação de alto nível de McGregor e entrar em suas pernas para executar a sua luta agarrada de excelência. Levando vantagem no confronto, o russo pegou as costas do ‘Notório’ no terceiro round e fez o irlandês bater em desistência para o delírio do público presente na T-Mobile Arena.
Imediatamente após finalizar McGregor, Khabib pulou a grade do octógono e partiu em direção à equipe do irlandês, iniciando uma pancadaria generalizada. Membros das duas equipes começaram a trocar agressões no meio do octógono, e também do lado de fora, e precisaram ser contidos por policias e pela segurança da T-Mobile.
Presidente do Ultimate, Dana White não escondeu o seu descontentamento na coletiva de imprensa após o show.
“Quando vi Khabib voando pela grade, pensei: ‘Não é possível! Isso não está acontecendo…Era pra ser a maior noite da história do UFC, eu não poderia estar mais decepcionado'”, disse o mandatário.
A confusão foi tamanha, que Dana White não entregou o cinturão à Khabib no octógono com medo do público presente arremessar copos de cerveja no octógono. O anúncio oficial do vencedor foi feito por Bruce Buffer, mas sem nenhum dos dois lutadores presentes no octógono.
Para não ficar apenas no campo da ‘tragédia’, o UFC 229 é, até hoje, o evento mais vendido na história da organização com 2,4 milhões de pay-per-views adquiridos pelos fãs de MMA.