Ex-campeã dos palhas (até 52,2kg), Rose Namajunas segue firme rumo ao sonho do segundo cinturão. Na luta principal do UFC Denver, realizado neste sábado (13), a ‘Thug’ entregou uma atuação segura e estratégica e venceu a promessa Tracy Cortez na decisão unânime dos juízes.
Número seis do ranking do peso mosca (até 56,7kg), Rose deve conseguir uma vaga no top-5 da categoria liderada por Alex Grasso e se aproxima de uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão do Ultimate.
Décima primeira colocada, Tracy Cortez sofre sua primeira derrota em seis lutas vestindo as luvas do Ultimate e vê sua ascensão ser freada pela ex-campeã da organização
O confronto começou com as duas lutadoras se estudando bastante e trocando golpes sem muita contundência no centro do cage. Cortez buscava encurtar a distância para usar a luta agarrada, a sua especialidade. Porém, Rose mostrou sua tradicional eficiência na trocação e conseguiu manter a sua rival afastada com eficiência.
Nas duas parciais seguintes, Rose surpreendeu ao usar o ‘veneno’ de Tracy contra ela e adotar a luta agarrada como estratégia, travando a sua rival no solo e usando o ground and pound. Faltando dois minutos para o fim da terceira parcial, Tracy deu às costas para a ex-campeã e quase foi finalizada, tendo que apelar para uma complicada transição para escapar da tentativa.
Imediatamente após o início do quarto round, Cortez buscou explodir para cima de Namajunas, que travou rapidamente a luta no clinch e rechaçou as investidas da sua rival. Com inteligência, Namajunas viu a adversária encurtar a distância e, rapidamente, entrou nas pernas de Tracy, conseguindo mantê-la presa ao solo por alguns segundos.
Cortez começou o quinto e último round de forma intensa, trabalhando as combinações e travando a ex-campeã junto à grade. As duas atletas voltaram ao centro do cage para trocar golpes, porém, para frear o ímpeto da sua rival, foi a vez de Namajunas usar o ‘anti-jogo’ e travar o duelo na luta agarrada. Tracy seguiu com bom ritmo de golpes, porém, foi mais uma vez anulada pela ‘Thug’. O gongo soou na sequência decretando o fim do combate.
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7 kg): Rose Namajunas derrotou Tracy Cortez na decisão unânime dos juízes (49-46, 49-46, 48-47)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Muslim Salikhov derrotou Santiago Ponzinibbio na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso leve (até 70,3 kg): Jean Silva derrotou Drew Dober por nocaute técnico aos 1m28s do R3
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Gabriel Marretinha derrotou Ange Loosa na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso pena (até 65,7 kg): Julian Erosa derrotou Christian Rodriguez por finalização aos 4m49s do R1
Peso médio (até 83,9 kg): Abdul Razak Alhassan x Cody Brundage terminou em no-contest aos 37s do R1
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7 kg): Charles Johnson derrotou Joshua Van por nocaute (soco) a 20s do R3
Peso mosca (até 56,7 kg): Jasmine Jasudavicius derrotou Fatima Kline na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso galo (até 61,2 kg): Montel Jackson derrotou Da’Mon Blackshear por nocaute (soco) a 18s do R1
Peso mosca (até 56,7 kg): Luana Santos derrotou Mariya Agapova por finalização (mata-leão) a 3min27s do R1
Peso médio (até 83,9 kg): Andre Petroski derrotou Josh Fremd na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Evan Elder derrotou Darrius Flowers por finalização (katagatame) a 1min46s do R2