A última atualização promovida no ranking oficial do UFC levou Alex Poatan à segunda posição no ranking ‘peso por peso’ da organização, à frente de Jon Jones e atrás apenas de Islam Makhachev. Na opinião de um ex-campeão da organização, no entanto, o brasileiro não deveria estar ranqueado tão alto.
Em edição recente do ‘Pound 4 Pound’, seu podcast com o também ex-campeão Henry Cejudo, Kamaru Usman afirmou que Alex Poatan questionou a posição do brasileiro no ranking ‘peso por peso’ do UFC.
“Quando falamos de ‘peso por peso’, não esqueça, estamos falando de algo hipotético. Isso significa, você possui o maior nível de trocação, wrestling, kickboxing, luta agarrada, jiu-jitsu? É isso que significa. Significa que se você for colocado no peso mosca, nos meio-médios ou nos pesados, seu estilo se adequaria a todas essas divisões e você seria capaz de ainda ser o melhor?”, argumentou o ex-campeão dos meio-médios.
Na opinião de Kamaru Usman, o fato de enfileirar os adversários com nocautes brutais não é o suficiente para que Alex Poatan esteja em tal discussão. O nigeriano, inclusive, desafiou o brasileiro a mostrar mais versatilidade em sua próxima luta e fazê-lo mudar de ideia.
“Sim, você pode ficar em pé e nocautear todos os caras que não estão se movimentando, que não estão entrando em quedas, que não estão testando sua luta agarrada. Isso não significa que você é o melhor ‘peso por peso’. Não fique bravo quanto a isso. Não fique ressentido. Me mostre que você é o peso por peso. Vá lá, derrube o próximo cara, consiga a montada e aplique uma chave de braço por cima. Isso me convenceria”, finalizou.