Alex Poatan supera ídolos brasileiros e faz história na divisão dos meio-pesados

A. Poatan recebe o cinturão das mãos de D. White no UFC 303 (Foto: Twitter/@ufcnews)

O nocaute de Alex Poatan sobre Jiri Prochazka no UFC 303 trouxe mais um recorde ao novo astro do Ultimate. Com o triunfo do último sábado (29), o campeão dos meio-pesados (até 93kg) ultrapassou outros ícones do MMA nacional e se tornou o brasileiro com mais defesas de cinturão da categoria. Entenda.

Publicidade

Veja Também

Após a unificação das regras do MMA, no ano 2000, Vitor Belfort se tornou o primeiro brasileiro campeão da divisão dos meio-pesados ao vencer Randy Couture em janeiro de 2004. Entretanto, logo na revanche imediata, o norte-americano conquistou sua vingança e nocauteou o brasileiro no terceiro round, dando um rápido fim ao reinado.

Em maio de 2009, o então invicto Lyoto Machida nocauteou o então campeão Rashad Evans no segundo round e também entrou para a galeria dos campeões da história da divisão dos meio-pesados. Ao contrário de Vitor Belfort, o lutador paraense ainda conseguiu defender o seu cinturão ao bater Maurício Shogun pouco mais de cinco meses depois, em uma polêmica decisão unânime dos juízes.

Publicidade

Na esperada revanche, em maio de 2010, Shogun não quis deixar a decisão nas mãos dos juízes laterais novamente e nocauteou o paraense de forma rápida, ainda no primeiro round, conquistando o cinturão da divisão até 93kg. Em março de 2011, em sua primeira defesa de título, Mauricio não conseguiu lidar com os talentos de um jovem Jon Jones e foi destronado de forma categórica com um nocaute no terceiro round.

No último sábado (29), Alex Poatan fez história mais uma vez ao se tornar o primeiro brasileiro a defender por duas vezes o cinturão dos meio-pesados. O pupilo de Glover Teixeira bateu Jamahal Hill e Jiri Prochazka, ambos por nocaute, e segue com o seu reinado dominante na categoria até 93kg.

Publicidade
Publicado por
Gabriel Fareli