Famoso principalmente pelos chutes na perna e o cruzado de esquerda, Alex Poatan até puniu Jiri Prochazka com suas marcas registradas no primeiro round da disputa de cinturão do UFC 303, no último sábado (29), mas foi com um surpreendente chute alto no início do segundo assalto que o brasileiro garantiu a segunda defesa do cinturão dos meio-pesados (até 93 kg). Por mais que tenha parecido ‘tirado da cartola’, o golpe decisivo foi planejado pelo brasileiro minutos antes de se dirigir ao octógono, com uma ‘ajudinha’ do rival.
Em coletiva de imprensa realizada após o UFC 303, Poatan revelou que um vídeo do aquecimento de Prochazka divulgado nas redes sociais foi o suficiente para que ele percebesse uma brecha defensiva do tcheco e adicionasse o chute alto a sua estratégia minutos antes de entrar no octógono.
“Na verdade, eu estava no vestiário falando com meus treinadores e eles mostraram um vídeo do Jiri aquecendo. Eu vi que ele estava tentando contragolpear o chute na panturrilha. Defender e contra-atacar. Mas eu falei para o Plinio (Cruz) que ele estava fazendo no tempo errado. Vi que ele estava focado demais em receber o chute e estava mantendo as mãos baixas e se expondo, então falei para ele que iria explorar o chute alto”, revelou o campeão.
Primeiro homem brasileiro a conquistar cinturões em duas categorias, Alex Poatan soma agora duas defesas de título na categoria dos meio-pesados (até 93 kg), da qual é campeão desde novembro do ano passado.