Em momento marcante na noite de sábado (29), logo após vitória brutal por nocaute sobre Jiri Prochazka no UFC 303, Alex Poatan teve mais uma importante conquista. O campeão dos meio-pesados (até 93kg.) foi agraciado com a faixa-amarela de judô pela bicampeã olímpica da modalidade e estrela do MMA, Kayla Harrison.
A honraria, concedida por uma das maiores especialistas em quedas do esporte, coroou o trabalho de Poatan em aprimorar suas habilidades no solo. O brasileiro, conhecido por sua potência e precisão na trocação em pé, vem se dedicando intensamente ao judô nos últimos tempos, buscando expandir seu arsenal de recursos e se tornar um lutador ainda mais completo.
Em entrevista pós-luta, Poatan exaltou a importância do treinamento com Kayla Harrison e o impacto positivo que as técnicas aprendidas com a judoca tiveram em seu desempenho.
“Com certeza fiquei muito feliz com a faixa-amarela no judô. Fiz um treino com ela e já vinha praticando essas técnicas de quedas. A experiência e o conhecimento que ela possui foram fundamentais. Prestei muita atenção nas dicas que ela me deu e nos meus treinos isso funcionou muito bem. Na luta contra Prochazka, tive oportunidades para aplicar quedas, mas preferi manter a calma e não arriscar”, revelou o campeão.
A graduação de Poatan por Kayla Harrison simboliza o impacto de Alex Poatan em busca de ser um lutador completo durante sua trajetória no MMA. Em sua carreira, ele soma 11 resultados positivos e dois negativos.