Frio e calculista, assim foi a performance de Jean Silva diante de Charles Jourdain no card preliminar do UFC 303. Disposto a dar um show na T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA), o brasileiro marchou para frente a todo momento e conseguiu sufocar o canadense com sua habilidade na luta em pé. Já no segundo assalto, após grande contundência, o atleta enfim se tornou o primeiro lutador a nocautear o canadense.
Com a vitória o pupilo da Fighting Nerds manteve invencibilidade na organização e alcançou 13 triunfos em sua carreira como profissional de MMA. Contratado via Contender Series em 2023, o novo prospecto dos penas (até 65,7kg.) evitou desafiar atleta especifico, mas se manteve disposto a seguir adiante em busca da elite.
Por outro lado, Jourdain chegou ao segundo revés seguido e amargou oitava derrota no cartel. Veterano do Ultimate, o lutador agora vive fase delicada e se distancia do top 15 da divisão reinada por Ilia Topuria.
O confronto começou com ambos atletas respeitando distância e se arriscando com chutes médios para buscarem contundência. Após se esquivar de dois golpes de Jourdain, Jean tentou contragolpear mas não teve sucesso na armadilha. Jean encurtava a distância, mas não tinha confiança para explodir e lançar golpes no rival. Charles, por outro lado, conseguia aproveitar maior envergadura e acertar com maior frequência o corpo do brasileiro. Ao ir com confiança para cima de Jean, Jourdan foi recebido com belo contragolpe e acabou caindo, sendo obrigado a levantar rapidamente após Jean se negar a entrar em sua guarda. Após pressão imposta, Silva não conseguiu o nocaute, mas acabou encerrando bem o primeiro round.
Ao iniciar segundo round, Jean buscou encurtar distância e até desferiu joelhada voadora, porém sem ter sucesso. O disposto a aceitar luta em pé, Jourdain rapidamente buscou a queda e tentou segurar o brasileiro contra a grade, enquanto recebia cotoveladas do brasileiro. Com um belo golpe de baixo para cima, Jean apagou as luzes do canadense e se tornou primeiro atleta a nocautear o rival.
Dispostos a sair com vitória no UFC 303 a qualquer custo, Andre Fili e Cub Swanson entregaram grande batalha no octógono da T-Mobile Arena. Em luta predominante em pé, os atletas trocaram chutes e socos poderosos e nenhum sucumbiu ao poder do rival. Após 15 minutos de emoção, o veterano acabou sendo superado na decisão dos juízes e chegando ao 14 revés da carreira.
De volta ao caminho das vitórias, Andre conseguiu voltar a sonhar com presença no top 15 da divisão peso penna (até 65,7kg.) após derrotar Swanson. Aos 34 anos, o lutador fez a 12 vítima na organização e expressou grande felicidade após anúncio oficial do resultado.
Por outro lado, Cub Swanson deu adeus a sequência positiva e acabou se afastando da oportunidade de retornar à elite da categoria. Aos 40 anos, o lutador chegou a 29 vitórias e 14 reveses na carreira.
Após perder contra Jack Hermasson e ter ímpeto freado pelo veterano, Joe Pyfer enfim voltou ao caminho das vitórias e garantiu ainda ser atleta a ser considerado promessa do peso médio (até 83,9kg.). Em vitória assustadora, o irlandês nocauteou Marc-André Barriault e desafiou Paul Craig para próxima aparição no octógono.
Azarão nas casas de apostas, o polonês não teve respostas para pressão imposta pelo rival e acabou sendo duramente derrotado. Conhecido pela resistência e grande habilidade, Barriault amargou segundo revés seguido na organização e desperdiçou chance de se aproximar da elite dos médios novamente.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado (até 93 kg): Alex Poatan derrotou Jiri Prochazka por nocaute técnico a 13s do R2 – luta pelo cinturão
Peso casado (até 74,6 kg): Diego Lopes derrotou Dan Ige na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso meio-pesado (até 93 kg): Roman Dolidze derrotou Anthony Smith na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Macy Chiasson derrotou Mayra Sheetara por nocaute técnico (interrupção médica) a 1m58s do R2
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Ian Machado Garry derrotou Michael Page na decisão dos juízes unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso médio (até 83,9 kg): Joe Pyfer derrotou Marc-Andre Barriault por nocaute (socos) a 1min25s do R1
Peso pena (até 65,7 kg): Andre Fili derrotou Cub Swanson na decisão dividida dos juízes (28-29, 29-28, 29-28)
Peso pena (até 65,7 kg): Jean Silva derrotou Charles Jourdain por nocaute (soco) a 1min22s do R2
Peso galo (até 61,2 kg): Payton Talbott derrotou Yanis Ghemmouri por nocaute técnico (socos) a 19s do R1
Peso palha (até 52,1 kg): Gillian Robertson derrotou Michelle Waterson na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-26)
Peso pesado (até 120,2 kg): Martin Buday derrotou Andrei Arlovski na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)
Peso mosca (até 56,7 kg): Rei Tsuruya derrotou Carlos Hernandez na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Vinicius LokDog derrotou Ricky Simon na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)