Consagrado em quase dez anos de existência e dezenas de temporadas já realizadas, o The Ultimate Fighter, reality show oficial do UFC, deve passar por mudanças drásticas a partir de sua 21ª temporada nos Estados Unidos. Segundo apurou o SUPER LUTAS com fontes ligadas à organização do Ultimate, está sendo estudada uma reformulação drástica no formato do programa, que tem se mantido praticamente inalterado desde a primeira edição.
A principal alteração no novo TUF seria o fim da pré-seleção dos atletas pela organização e sua sequente divisão em times comandados por grandes nomes do maior evento de MMA do planeta. No novo formato, ao invés de equipes teríamos academias, que colocariam os atletas de seus camps no torneio do reality show até a decisão do título.
Ainda segundo a fonte, que pediu para ter sua identidade preservada, algumas academias dos Estados Unidos já estariam sendo sondadas para o programa, como a American Top Team e a Blackzilians, mas não há nenhum acordo firmado até o momento. Além disso, como o martelo ainda não foi batido sobre a decisão, ainda não há previsão de estreia para o novo TUF.
A próxima temporada confirmada do The Ultimate Fighter é brasileira, e será gravada em Las Vegas (EUA) nos moldes tradicionais. o TUF Brasil 4, com exibição programada para o primeiro semestre de 2015, contará com os ex-companheiros de Chute Boxe Anderson Silva e Maurício Shogun como treinadores. Ao contrário do que usualmente acontece, Anderson e Shogun não vão se enfrentar após o programa. A dupla até deve estar presente no card que fecha o reality show, mas enfrentando outros oponentes.