Publicidade

Cinco motivos para assistir o UFC 303, com defesa de cinturão de Alex Poatan e Diego Lopes em luta decisiva

Alex Poatan em encarada com Jiri Prochazka antes do UFC 303. Foto: Reprodução/Instagram

Chegou o grande momento. Neste sábado (29), em Las Vegas (EUA), acontece o aguardado UFC 303. O show, que inicialmente seria protagonizado por Conor McGregor, ganhou o reforço de Alex Poatan depois da lesão sofrida pelo astro irlandês. O brasileiro topou o desafio de assumir a luta principal às pressas e enfrenta Jiri Prochazka em confronto válido pelo cinturão dos meio-pesados (até 93kg.).

Publicidade

Nova sensação do MMA, Poatan sobe no octógono pela segunda vez na temporada. O campeão, que em abril encabeçou o histórico UFC 300, volta a colocar o título em jogo em revanche contra Jiri Prochazka, sua vítima em 2023.

Veja Também

Assim como Alex, Diego Lopes foi inserido no evento de última hora. Para ‘rechear o evento’, a maior organização de MMA no mundo escalou a promessa brasileira para embate diante do veterano Brian Ortega.

Publicidade

Ex-desafiante ao cinturão dos galos (até 61,2kg.), Mayra Sheetara volta ao octógono depois da derrota sofrida contra Raquel Pennington em luta válida pelo cinturão do grupo. A mineira dá ‘passo atrás’ e mede forças com Macy Chiasson, número sete no ranking.

Também no card principal, Ian Garry tenta manter a invencibilidade na carreira em novo compromisso. O irlandês será adversário de Michael Page, recém-chegado na organização.

Publicidade

Além de Poatan, Diego Lopes e Sheetara, o Brasil conta com mais dois representantes. Os promissores Jean Silva e Vinicius ‘LokDog’ se apresentam na primeira metade do show.

Para entrar no clima, a equipe do SUPER LUTAS listou cinco motivos para assistir o UFC 303. Confira:

Publicidade

1) Alex Poatan x Jiri Prochazka: a revanche

Alex Poatan em vitória sobre Jiri Prochazka (Foto: Reprodução/Instagram)

Em 2023, quando se enfrentaram pela primeira vez, Poatan e Prochazka viveram situação semelhante ao deste fim de semana. Os atletas foram escalados às pressas para substituírem a luta entre Jon Jones e Stipe Miocic, cancelada em função de lesão do campeão no peso pesado (até 120,2kg.).

Na ocasião, o cinturão dos meio-pesados estava vago, dada a contusão do então detentor do trono, Jamahal Hill, que abdicou da liderança da categoria para sua recuperação. O brasileiro e o tcheco, então, protagonizaram aquela que marcou a luta principal do UFC 195.

O confronto foi marcado pela expectativa em se observar o encontro entre dois atletas famosos pela trocação e poder de nocaute visceral. Como esperado, o embate terminou em nocaute, sendo o brasileiro o responsável por levar o adversário à lona.

Meses depois, Poatan defenderia o título contra Hill, no UFC 300. Agora, com pompas de grande estrela da empresa, Alex retorna ao octógono para reeditar o desafio que o consagrou na categoria.

Caso vença, o brasileiro amplia seu legado na companhia. Se for derrotado, como já afirmado pelo paulista, uma revanche imediata pode ser oficializada na sequência, confirmando a trilogia entre as partes.

2) Diego Lopes: oportunidade de ouro

Diego Lopes protagoniza luta co-principal. Foto: Reprodução/Instagram

Tratado por Dana White como o ‘lutador mais empolgante’ entre todos no elenco atual do UFC, Diego Lopes recebeu um verdadeiro presente da organização. Na intenção de ‘rechear’ o show com novos confrontos, o brasileiro foi chamado às pressas para a integrar a luta co-principal.

No sábado, o peso pena mede forças com Brian Ortega, ex-desafiante ao título da divisão e destaque por anos no top 10 do grupo. Hoje, o tupiniquim figura na 14ª posição no ranking, enquanto o adversário é o terceiro.

Embalado por três vitórias imponentes no primeiro round, Lopes tem a oportunidade de dar salto significativo no ranking. Se bater o veterano, Diego vai assumir posto no top 5 e dar passo importante rumo à disputa de cinturão.

3) Mayra Sheetara busca a redenção

Mayra Sheetara após vitória no UFC Las Vegas 77. Foto: Reprodução/Instagram

Antiga representante do peso mosca (até 56,7kg.), Mayra Sheetara definitivamente se encontrou quando decidiu migrar para a divisão dos galos. Com início avassalador, a brasileira colecionou vítimas na categoria até ser confirmada na disputa do cinturão vago por Amanda Nunes.

Em seu maior desafio na carreira, a mineira foi escalada para encarar Raquel Pennington, mas acabou sendo frustrada. No início da temporada 2024, a mineira teve atuação apagada diante da norte-americana e viu a oportunidade imediata de se tornar campeã ‘escorrer pelos dedos’.

Agora, Sheetara busca a redenção no grupo. A brasileira retorna ao octógono e dá ‘passo atrás’ contra Macy Chiasson, encarando rival que ocupa a sétima posição na divisão.

Caso vença, a brasileira retoma a escalada rumo à nova oportunidade de lutar pelo título. Se perder, quem celebra é a norte-americana, que vai assumir posição no top 5.

4) Ian Garry x Michael Page

Ian Garry (esq.) em encarada com Michael Page (dir.). Foto: Reprodução/Instagram

Com início arrebatador no UFC, Ian Garry mantém os 100% de aproveitamento, tanto no cartel em geral, como em apresentações na companhia. Invicto em sete compromissos na empresa, o irlandês, agora, mede forças com Michael Page, antiga estrela do Bellator.

Contra o inglês, Garry topou o desafio de enfrentar um adversário que se apresenta fora do top 10. Sétimo na categoria, Ian quer precisa provar sua superioridade, enquanto o oponente tem oportunidade de avançar no ranking, em caso de vitória.

Se triunfar, o irlandês mantém a escalada rumo à sonhada disputa de cinturão. Do outro lado, o antigo representante da concorrente salta casas e pode ‘furar fila’ em futuro embate pelo trono.

5) Mais Brasil

Jean Silva em luta no UFC Las Vegas 84. Foto: Divulgação/UFC

O UFC 303 tem como grandes destaques brasileiros os desafios de Alex Poatan e Diego Lopes. No entanto, além do meio-pesado, peso pena e Mayra Sheetara, mais dois tupiniquins completam a lista de representantes do verde-amarelo.

Meses depois da estreia avassaladora no Ultimate, Jean Silva tem nova oportunidade de chocar os espectadores. Carrasco de Westin Wilson no UFC Las Vegas 84, o combatente, agora, encara Charles Jourdain, com promessa de novo massacre no octógono.

Atleta do peso galo, Vinicius LokDog também tenta surpreender o público pela segunda vez. Em seu debute, o brasileiro brutalizou Bernardo Sopai e tenta repetir o feito no fim de semana contra Ricky Simon.

Ficha técnica do UFC 303

Data: 29 de junho de 2024

Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)

Local: T-Mobile Arena, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)

Peso meio-pesado (até 93 kg): Alex Poatan x Jiri Prochazka – luta pelo cinturão

Peso pena (até 65,7 kg): Brian Ortega x Diego Lopes

Peso meio-pesado (até 93 kg): Anthony Smith x Roman Dolidze

Peso galo (até 61,2 kg): Mayra Sheetara x Macy Chiasson

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Ian Machado Garry x Michael Page

CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)

Peso médio (até 83,9 kg): Joe Pyfer x Marc-Andre Barriault

Peso pena (até 65,7 kg): Cub Swanson x Andre Fili

Peso pena (até 65,7 kg): Charles Jourdain x Jean Silva

Peso galo (até 61,2 kg): Payton Talbott x Yanis Ghemmouri

Peso palha (até 52,1 kg): Michelle Waterson x Gillian Robertson

Peso pesado (até 120,2 kg): Andrei Arlovski x Martin Buday

Peso mosca (até 56,7 kg): Rei Tsuruya x Carlos Hernandez

Peso galo (até 61,2 kg): Ricky Simon x Vinicius LokDog