Provável próximo desafiante ao cinturão peso leve (até 70,3kg.) do UFC, Arman Tsarukyan teve um preço alto a pagar por seu comportamento impulsivo no UFC 300, em abril. O armênio foi multado em US$ 25 mil (cerca de R$ 136 mil) e suspenso por nove meses pela Comissão Atlética de Nevada (NAC) por dar um soco em um torcedor antes de sua luta contra Charles do Bronx, em Las Vegas.
O incidente ocorreu durante a entrada de Tsarukyan para o combate. Ao ser recebido com um gesto obsceno por um espectador, o lutador reagiu com um soco na direção da multidão, momento que foi capturado pelas câmeras da transmissão e por diversos celulares.
A decisão da NAC foi anunciada na terça-feira durante uma reunião mensal do conselho. A suspensão de Tsarukyan está prevista para terminar em 12 de janeiro de 2025.
No entanto, a pena pode ser reduzida para seis meses se o lutador fazer um pronunciamento anti-bullying previamente aprovado pela comissão, o que o tornaria elegível para retornar à ação em 12 de outubro, no evento numerado de Abu Dhabi, que é apontado como possível data para a revanche contra Islam Makhachev.
Tsarukyan, de 27 anos, atualmente detém uma sequência de quatro vitórias consecutivas e é considerado um dos principais candidatos ao cinturão da categoria. Com um cartel de 22 vitórias e três derrotas, o lutador armênio se destaca por seu estilo agressivo e resistência.