Vencedor do TUF (The Ultimate Fighter) 17, Kelvin Gastelum ganhou ‘sobrevida’ na maior organização de MMA do mundo. Em fase dramática na carreira, o veterano superou Daniel Rodriguez no UFC Arábia Saudita, realizado neste sábado (22), em Riad. Após três rounds de batalha, o atleta foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.
O triunfo não encerra o mau momento, mas acalma os ânimos de Gastelum, que admitiu riscos de demissão, caso fosse superado no fim de semana. Antes do desafio contra Rodriguez, o atleta acumulava seis derrotas nas últimas oito apresentações.
Veja Também
Batido por Kelvin, Daniel teve o sinal de alerta ligado. O revés representou o terceiro tropeço consecutivo em seu retrospecto recente.
Alívio imediato
A luta começou com Rodriguez lançando um cruzado limpo no rosto de Gastelum. O campeão do TUF 17 não acusou a ação e seguiu caminhando na direção do adversário. O confronto tomava tons de agressividade, com os lutadores medindo forças no centro do octógono. No seu melhor estilo, Kelvin seguia chamando atenção pela resistência e não deixava de caminhar na direção do oponente. Na metade do assalto, um overhand de Gastelum entrou limpo no rosto de Daniel, mas o atleta também não acusou a ação. Quase no minuto final, Kelvin encurtou a distância e passou a pressionar o oponente com ataques brutais. Rodriguez respondeu na mesma moeda e atacou com direto, que explodiu no rosto do campeão do TUF.
No segundo assalto, o desafio continuava movimentado. Os lutadores trocavam jabs e diretos no centro do octógono e agitavam o público presente. O confronto seguia ‘lá e cá’. Nenhuma ação ficava sem respostas dos atletas envolvidos. Na metade da etapa, Gastelum teve ação rápida e aplicou queda providencial no oponente. Rodriguez conseguiu ficar de pé e retomou a trocação. No minuto final, Kelvin desequilibrou o adversário com um chute baixo e completou a investida com um cruzado. Rodriguez também roubava a cena com a resistência e se recusava a cair.
Na última etapa, os atletas avançaram para o round decisivo. Gastelum variava ataques, com socos e chutes baixos. Rodriguez apostava nos contra-ataques e aguardava as ações do campeão do TUF 17. Novamente na metade da etapa, Kelvin conseguiu nova queda sobre o adversário. Por cima, o norte-americano buscava brechas para vencer na via rápida.
Resultados do UFC Arábia Saudita
CARD PRINCIPAL
Peso médio (até 83,9 kg): Robert Whittaker derotou Ikram Aliskerov por nocaute a 1m49s do R1
Peso pesado (até 120,2 kg): Alexander Volkov derrotou Sergei Pavlovich na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso médio (até 83,9 kg): Kelvin Gastelum derrotou Daniel Rodriguez na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 30-27)
Peso médio (até 83,9 kg): Shara Magomedov derrotou Antonio Trócoli por nocaute a 2m27s do R3
Peso meio-pesado (até 93 kg): Volkan Oezdemir derrotou Johnny Walker por nocaute a 2m28s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso leve (até 70,3 kg): Nasrat Haqparast derrotou Jared Gordon na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso pena (até 65,7 kg): Felipe Lima finalizou Muhammadjon Naimov com um mata-leão 1m15s do R3
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Rinat Fakhretdinov derrotou Nicolas Dalby na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Muin Gafurov derrotou Kyung Ho Kang na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso meio-pesado (até 93 kg): Magomed Gadzhiyasulov derrotou Brendson Ribeiro na decisão majoritária dos juízes (29-28, 29-28, 28-28)
Peso galo (até 61,2 kg): Chang Ho Lee derrotou Long Xiao na decisão dividida dos juízes (28-29, 29-28, 29-28)
Você precisa fazer login para comentar.