Na última quinta (13), o Ultimate anunciou a saída de Khamzat Chimaev do duelo diante de Robert Whittaker no UFC Arábia Saudita. Para o lugar do astro, foi chamado o russo Ikram Aliskerov que possui apenas duas lutas na organização e ainda é pouco conhecido dos fãs de MMA. Esquentando o evento deste sábado (22), saiba mais sobre o novo rival do ex-campeão dos médios (até 83,9kg).
Veja Também
Aliskerov iniciou sua trajetória nas artes marciais ainda na escola onde fez aulas de judô e sambô. Na modalidade de estilo livre criada na extinta União Soviética, o lutador russo se tornou tetracampeão mundial e bicampeão europeu. Alguns anos depois, Ikram participou de três combates de MMA entre 2012 e 2015, onde conquistou três vitórias, mas a sua migração definitiva só aconteceu em 2017.
Durante quatro anos, entre 2017 e 2021, Aliskerov teve uma trajetória de muito sucesso no evento Brave FC, onde venceu oito dos seus nove compromissos, sete deles pela via rápida e sofrendo a única derrota para o então prospecto sueco Khamzat Chimaev. Depois de uma vitória por pontos sobre Nah-Shon Burrell na organização Eagle FC, o atleta russo foi convocado a participar do reality show Contender Series.
Com uma finalização sobre o brasileiro Mário Sousa ainda no primeiro round, Ikram se destacou no programa e conquistou um contrato com a maior organização de MMA do mundo.
Início meteórico
A estreia de Ikram no Ultimate aconteceu no UFC 288, realizado em maio de 2023. No evento realizado em Nova Jersey (EUA), o prospecto russo sofreu alguns sustos no início do confronto mas soube controlar o ímpeto de Phil Hawes e nocauteou o norte-americano ainda no primeiro round.
O retorno de Aliskerov ao octógono aconteceu pouco mais de cinco meses depois, no UFC 294, diante do veterano Warlley Alves. Novamente, o europeu encontrou dificuldades no começo do confronto, porém, na metade do round, acertou uma linda joelhada voadora que balançou o brasileiro. Na sequência, Ikram acertou mais alguns golpes e forçou o árbitro a interromper o confronto.
Com duas vitórias em dois compromissos no Ultimate, Aliskerov pode dar um enorme salto rumo ao top-5 da divisão peso médio. Para isso, o russo terá que passar pelo ex-campeão Robert Whittaker na luta principal do UFC Arábia Saudita, que acontece neste sábado (22).
Você precisa fazer login para comentar.