Estamos a um dia do reencontro de Anderson Silva e Chael Sonnen. Dez anos depois da última luta, as antigas estrelas do UFC voltam a medir forças. Desta vez, os veteranos medem forças no boxe no Spaten Fight Music, que acontece neste sábado (15), em São Paulo (SP).
Os que acompanharam o clima amistoso entre ‘Spider’ e o ‘bad boy’ norte-americano nos últimos dias terão a oportunidade de relembrar a animosidade entre as estrelas nos anos 2000. Assim, a equipe do SUPER LUTAS relembra como foram as duas primeiras lutas entre os atletas, que protagonizaram uma das maiores rivalidades na história do MMA.
Em 2010, Anderson Silva era ‘o cara’ do UFC. Com áurea de imbatível e já com status de lenda do MMA, o brasileiro dominava absoluto o peso médio (até 83,9kg.) da organização.
Com cinco defesas de cinturão à época, o fenômeno tupiniquim dava sinais de que nunca poderia ser superado. Apesar da trajetória sólida e ampla supremacia, ‘Spider’ incomodou a diretoria da companhia na vitória morna em confronto polêmico diante de Demian Maia.
Na ocasião, a falta de combatividade imposta pelo brasileiro foi tratada como desrespeito pela organização e, na sequência, o presidente da companhia, Dana White, prometeu encontrar um adversário que levasse o campeão ao seu limite. O escolhido foi Chael Sonnen.
Trazido do extinto WEC, Sonnen conseguiu suprir a limitação técnica apresentando aos fãs do esporte uma maneira diferente de promover as lutas. Afiado com as palavras, o norte-americano elevava o nível de provocação e fazia de suas entrevistas um show à parte.
Para enfrentar Anderson, o ‘Gangster Americano’ acumulou três vitórias consecutivas e, assim que foi confirmado como desafiante ao título, deu início ao que viria ser um verdadeiro pesadelo para o astro da categoria. Chael não economizava nas provocações e claramente incomodava Anderson em suas alfinetava.
No entanto, o foco e visível talento superior do brasileiro entregava ares de que o compromisso contra o norte-americano seria apenas mais uma vitória simples na carreira do lutador. No fatídico UFC 117, porém, Sonnen provou o contrário.
A estratégia de aplicar quedas e castigar no ground and pound surpreendeu o paulista logo no início do combate. Vítima do plano traçado pelo oponente, Silva não conseguia impor seu ritmo e era presa fácil do adversário.
Conforme os rounds passavam e a superioridade de Sonnen era comprovada, os fãs de Anderson sofriam com o que era apresentado pelo ídolo. Por quase cinco rounds, o massacre era total e a primeira derrota de Anderson parecia iminente.
O último round, por sua vez, comprovou a genialidade na lenda. Com a vitória nas mãos, Chael se descuidou e acabou sendo surpreendido com um triângulo aplicado pelo brasileiro. Sem reação, restou ao norte-americano bater em desistência restando dois minutos para o fim do confronto.
Ali, Silva ampliava seu legado e encerrava aquele que, anos depois, confirmou ser seu maior desafio da carreira.
A performance avassaladora que deixou Sonnen perto de chocar o mundo em 2010 acabou tendo um asterisco. Na sequência da grande apresentação, o ‘bad boy’ foi flagrado em exame antidoping, o que frustrou uma revanche imediata aos lutadores.
Para reencontrar Anderson no octógono, Chael precisou superar dois adversários, sendo um deles Michael Bisping, que, anos depois, viria a conquistar o título da categoria. Em 2012, porém, a confirmação: Silva e Sonnen voltariam a dividir o octógono.
Desde a primeira luta contra o ‘Gangster Americano’, ‘Spider’ também havia vencido dois compromissos. Um dos triunfos marcou época, quando o paulista brutalizou Vitor Belfort com o chute eternizado na história do MMA.
No segundo embate, diferente do drama de dois anos atrás, Silva conseguiu tranquilizar seus admiradores. Desta vez, o brasileiro não deu margens para sustos e superou o oponente com nocaute ainda no segundo round em apresentação de gala.
Os anos passaram e os lutadores declararam publicamente a admiração mútua. De um lado, ‘Spider’, de 49 anos, revela que o norte-americano o tornou um atleta melhor.
Do outro, Chael, 47, não esconde a gratidão pelo brasileiro. Sem rodeios, o ‘bad boy’ admite que apenas teve a notoriedade conquistada em função da presença da estrela do MMA.
Nos últimos dias, em entrevistas concedidas para promover o Spaten Fight Music, ambos se trataram como amigos. Os fãs, então, aguarda para saber se o clima amistoso terá pausa para o desafio de boxe deste fim de semana.
Data: 15 de junho de 2024
Horário: A partir de 22h (horário de Brasília)
Local: Komplexo Tempo, São Paulo, Brasil
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
Anderson Silva x Chael Sonnen (boxe)
Herbert Conceição x Esquiva Falcão (boxe)
Kalyl Silva x Paulo Roberto (boxe)
Bia Mesquita x Jojo Ramos (MMA)