Escalado para protagonizar UFC Arábia Saudita em 22 de junho, Khamzat Chimaev foi obrigado a desistir da maior oportunidade de sua carreira devido a problemas médicos. Após anúncio oficial que duelo contra Robert Whittaker foi cancelado, Majdi Shammas, empresário do atleta, declarou publicamente o impediu seu lutador de se apresentar contra o australiano.
” (…) A doença persistente contra a qual Khamzat tem lutado durante grande parte do período de treinamento não pôde ser curada a tempo. Ele entrou e saiu de hospitais várias vezes. A condição foi mantida dentro da equipe, já que todos estavam absolutamente comprometidos em encontrar uma solução. Embora todas as opções disponíveis tenham sido consideradas minuciosamente, agora chegou a um ponto em que a equipe concordou mutuamente que não é possível continuar assim. Entrar na jaula sem estar devidamente preparado contra um adversário tão formidável como Robert é, infelizmente, impossível”, declarou o empresário em sua conta oficial do Instagram.
Ainda na publicação, Majdi pediu desculpas a todos envolvidos no confronto e lamentou perda da oportunidade inédita de se apresentar na Arábia Saudita.
“Esta é uma reviravolta devastadora para Khamzat, seus treinadores, parceiros de treinamento e outros membros da equipe. Ser a atração principal da primeira visita do UFC à Arábia Saudita foi uma grande honra e algo muito aguardado. Embora a causa esteja muito além do controle de qualquer pessoa, um sincero pedido de desculpas é estendido ao UFC, Dana White, Mick Maynard, Sean Shelby, Hunter Campbell, sua Alteza Sr. Turki Alalshik, Robert Whittaker e sua equipe e, o mais importante, aos fãs que estavam ansiosos pela luta”
Apesar da reviravolta, o atleta foi substituído por Ikram Alieskerov, que irá enfrentar Robert Whittaker na luta principal do evento.