Em meio a grande polêmica após declaração de Dana White sobre Jon Jones estar níveis acima de Islam Makhachev, Rafael dos Anjos se juntou ao presidente para defender que o russo não mereça atual status. Na visão do brasileiro, o campeão dos leves (até 70,3kg.) não pode ser considerado primeiro colocado no ranking peso por peso em razão do seu breve histórico no UFC.
“Não sei quem fez esses rankings, mas um cara como Jon Jones é campeão de duas divisões. Ele está invicto. Eu concordo 100% com Dana White: Se Jon Jones estiver por perto, ele será o campeão peso por peso, com certeza, o número 1. Ele é o melhor cara do mundo em sua divisão, e também no peso por peso. Não acredito que Islam Makhachev, com duas defesas de título contra um peso pena e uma defesa de título contra um peso leve de verdade, possa ser o número 1 do peso por peso”, disse dos Anjos ao Sherdog.
Ciente que Dana White não o considera como primeiro colocado no ranking peso por peso, Makhachev se defendeu afirmando que foi a salvação do UFC 302 e garantiu que mereça almejado status dos lutadores no ranking.