Uma derrota pode ser absorvida de diversas formas por cada lutador, mas poucas maneiras são tão maduras quanto à demonstrada por Alex Poatan em seu único revés no MMA profissional. Um vídeo publicado recentemente no canal oficial do atual campeão meio-pesado (até 93 kg) no YouTube mostra a reação do brasileiro após o nocaute sofrido contra Israel Adesanya no UFC 287, em abril do ano passado.
No vídeo, Poatan aparece no vestiário momentos após ser brutalmente nocauteado pelo nigeriano em revanche e perder o cinturão peso médio (até 83,9 kg) do UFC. No que poderia ser um momento de tristeza ou frustração, o brasileiro surpreendeu com um discurso positivo e maduro a respeito da derrota.
“Estou tranquilo. Graças a Deus as coisas vem acontecendo. Antigamente eu perdia e ficava f***** porque precisava pagar conta. Hoje, graças a Deus meus empresários vêm fazendo um bom trabalho e não preciso de nada financeiramente. Foi mais uma luta. Já deixei outras equipes e várias famílias tristes igual meus moleques estão agora, chorando. (…) Estou bem, graças a Deus. As coisas estão acontecendo e tenho pessoas boas do meu lado”, disse Poatan.
A maturidade demonstrada por Alex Poatan após a derrota rendeu bons frutos. Depois do revés, o brasileiro optou por subir aos meio-pesados e enfileirou os ex-campeões Jan Blachowicz, Jiri Prochazka e Jamahal Hill para conquistar e defender o cinturão da nova categoria.