Publicidade
Super Lutas

Cinco motivos para assistir o UFC 302, com luta decisiva para Borrachinha e disputa de título entre Makhachev e Poirier

paulo-borrachinha-ufc278

Paulo Borrachinha é destaque brasileiro no UFC. Foto: Reprodução/Instagram

O mês de junho se inicia hoje e a maior organização de MMA no mundo presenteia os fãs com um evento de peso. Neste sábado (1), em Newark (EUA), Paulo Borrachinha trava luta decisiva contra Sean Strickland em desafio que pode aproximar o brasileiro de nova disputa de título nos médios (até 83,9kg.). No principal embate do show, Islam Makhachev tenta manter o reinado nos leves (até 70,3kg.) contra Dustin Poirier.

Publicidade

Superado por Robert Whittaker em fevereiro, Borrachinha quer retornar ao caminho das vitórias. Caso supere Strickland no fim de semana, o mineiro reassume posto de destaque no top 5 da divisão liderada por Dricus Du Plessis.

Veja Também

No último confronto do evento, Islam Makhachev encara o resiliente Dustin Poirier. O astro russo tenta a terceira defesa de cinturão nos leves, enquanto o norte-americano busca encerrar ‘sina’ de frustrações em disputas de trono na divisão.

Publicidade

O baiano Jailton Malhadinho retorna ao octógono meses depois de sofrer a primeira derrota no UFC. O peso pesado (até 120,2kg.) defende a sétima posição no ranking contra Alexandr Romanov.

Além de Borrachinha e Malhadinho, o Brasil conta com mais três representantes. Elizeu Capoeira, César Almeida e André Mascote completam a lista de atletas tupiniquins.

Publicidade

Para entrar no clima do UFC 302, a equipe do SUPER LUTAS listou cinco motivos para assistir o evento. Confira:

1) Islam Makhachev x Dustin Poirier

Islam Makhachev em encarada com Dustin Poirier. Foto: Reprodução/Instagram

O fim de semana é de luta decisiva para Islam Makhachev e Dustin Poirier. De um lado, o sucessor de Khabib Nurmagomedov tenta atingir a marca de três defesas de cinturão. Do outro, o ‘Diamante’ busca a conquista inédita após duas tentativas frustradas de assumir o trono dos leves.

Publicidade

Hoje, Islam defende trajetória impressionante na organização. Ao todo, o atleta acumula 13 vitórias seguidas e, caso vença no UFC 302, assumirá a terceira posição na lista de recordistas com maior número de triunfos consecutivos na história da organização.

Frustrado por Khabib Nurmagomedov em 2019 e Charles do Bronx em 2021, Dustin admite publicamente que, em caso de novo tropeço, pode pendurar as luvas após a luta contra Makhachev. O atleta, que já ostentou o cinturão interino da categoria, é referência no grupo há anos.

2) Vale mais do que um cinturão

Cinturão do UFC. Foto: Reprodução/YouTube UFC

Islam Makhachev tem traçado uma trajetória impecável como campeão dos leves. Desde a conquista diante de Charles do Bronx no UFC 280, o russo coleciona dois triunfos, ambos diante de Alexander Volkanovski.

Apesar de gozar do respeito de grande parte da comunidade do MMA, o legado de Poirier está em suas mãos para seu desafio deste fim de semana. Em caso de resultado positivo, o norte-americano entra para o seleto grupo de campeões do UFC.

Caso falhe, Dustin se tornará mais um na lista de grandes lutadores que não chegaram ao topo absoluto de uma categoria da maior organização de MMA no mundo.

3) Chance de ouro para Paulo Borrachinha

Paulo Borrachinha é destaque brasileiro no UFC 302. Foto: Reprodução/Instagram

Em fevereiro desta temporada, Borrachinha encerrou um hiato de mais de um ano de inatividade e retornou ao octógono. Na batalha contra Robert Whittaker, o brasileiro foi superado na decisão dos juízes, mas arrancou elogios do chefe, Dana White.

Apesar de ter frustrado o plano de retornar ao top 5, Paulo conseguiu uma nova oportunidade de atingir o feito. Neste fim de semana, o mineiro encarar o ex-campeão Sean Strickland, primeiro colocado do ranking e recém-destronado.

Atualmente, Borrachinha é o sétimo colocado. Se vencer o ‘bad boy’ norte-americano, o brasileiro toma o posto do rival e se coloca ‘na cara do gol’ para uma nova disputa de cinturão.

4) Redenção para Jailton Malhadinho

Jailton Malhadinho em comemoração no UFC. Foto: Reprodução/Twitter/@ufc

Xodó da torcida brasileira, Jailton Malhadinho defendia trajetória perfeita no UFC. Com cinco performances impecáveis, sem praticamente ser tocado pelos adversários, o baiano se aproximou de uma disputa de cinturão da categoria.

Para chegar mais perto do sonho do título, o tupiniquim precisaria passar por Curtis Blaydes, mas acabou superado pelo veterano, perdendo sua invencibilidade na organização. Meses depois, o atleta volta ao octógono e busca retomar a escalada rumo ao topo do peso pesado.

Desta vez, o brasileiro precisou ‘dar um passo atrás’. Malhadinho mede forças com Alexandr Romanov, 12º colocado, que tem a oportunidade de assumir o lugar do brasileiro no ranking.

Caso vença, Jailton admitiu ao SUPER LUTAS que pretende buscar luta contra Ciryl Gane ainda nesta temporada.

5) Mais Brasil

Elizeu Capoeira (esq.) e César Almeida (dir.) são destaques no UFC 302. Foto: Montagem SUPER LUTAS

No UFC 302, Borrachinha e Malhadinho não são os únicos representantes brasileiros. Elizeu Capoeira, veterano dos meio-médios (até 77,1kg.) tem desafio na segunda metade do evento.

Representante do UFC desde 2015, Capoeira mede forças Randy Brown. Com série de três apresentações sem derrota, o atleta também vive situação importante: esta é a primeira vez que o lutador tem a oportunidade de atuar no card principal de um evento numerado.

O segundo brasileiro a subir no octógono no fim de semana será César Almeida. Algoz de Alex Poatan nos tempos de kickboxing, o tupiniquim encara Roman Kopylov na primeira metade do evento.

Depois de ser vítima de mordida em sua estreia no UFC, André Mascote está de volta. Promessa do peso mosca (até 56,7kg.), o jovem encara Mitch Raposo.

Ficha técnica do UFC 302

Data: 01 de junho de 2024

Horário: A partir de 19h (horário de Brasília)

Local: Prudential Center, Newark, Nova Jersey, Estados Unidos

Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.

CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília)

Peso leve (até 70,3 kg): Islam Makhachev x Dustin Poirier – luta pelo cinturão

Peso médio (até 83,9 kg): Sean Strickland x Paulo Borrachinha

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Kevin Holland x Michal Oleksiejczuk

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Randy Brown x Elizeu Capoeira

Peso pesado (até 120,2 kg): Jailton Malhadinho x Alexandr Romanov

CARD PRELIMINAR (19h30, horário de Brasília)

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Niko Price x Alex Morono

Peso médio (até 83,9 kg): César Almeida x Roman Kopylov

Peso leve (até 70,3 kg): Grant Dawson x Joe Solecki

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Phil Rowe x Jake Matthews

Peso meio-médio (até 77,1 kg): Mickey Gall x Bassil Hafez

Peso galo (até 61,2 kg): Ailin Perez x Joselyne Edwards

Peso mosca (até 56,7 kg): Mitch Raposo x André Lima