Ex-desafiante ao cinturão e um dos nomes mais populares da história dos meio-médios (até 77,1 kg), Nick Diaz tem retorno confirmado ao octógono do UFC após quase três anos de inatividade. Aos 40 anos de idade, o veterano enfrenta o brasileiro Vicente Luque no card principal do UFC Abu Dhabi, no dia 3 de agosto, nos Emirados Árabes Unidos. A informação foi confirmada por Dana White através das redes sociais do UFC nesta quarta-feira (29).
Com cerca de 23 anos de carreira, Nick Diaz viveu seu auge entre 2008 e 2013, período em que conquistou cinturões no EliteXC e no Strikeforce e competiu pelos títulos interino e linear dos meio-médios do UFC, mas acabou derrotado por Carlos Condit e Georges St-Pierre, respectivamente.
Em 2015, Diaz foi derrotado por Anderson Silva em duelo que acabou posteriormente definido como ‘sem resultado’ após o brasileiro ser flagrado em exame antidoping. Depois disso, o norte-americano permaneceu afastado das competições por seis anos, retornando em setembro de 2021 com derrota para o ex-campeão Robbie Lawler.
Do outro lado, Vicente Luque ocupa a 14ª colocação no ranking dos meio-médios. O brasileiro vive momento delicado na organização, com apenas uma vitória nas últimas quatro lutas. Em sua última aparição, em março, o ‘Assassino Silencioso’ acabou nocauteado por Joaquin Buckley.