Em meio a uma temporada marcada por críticas e debates acalorados sobre a segurança dos atletas, o UFC apresenta uma inovação que promete revolucionar o octógono: novas luvas para seus lutadores. A estreia dos equipamentos, apelidados de ‘3Eight’ e ‘5Eight’, está programada para a edição 302, que acontece no próximo sábado, 1º de junho, em Newark, New Jersey.
A iniciativa, anunciada após a pesagem oficial do UFC 300, surge como resposta às frequentes ocorrências de dedada nos olhos e fraturas nas mãos.
As novas luvas, desenvolvidas em parceria com a 3Eight, ostentam um design mais leve, fino e ergonômico, buscando reduzir o espaço excedente na parte externa da mão e eliminar costuras que podem causar cortes e abrasões.
Além disso, o modelo apresenta dez tamanhos unissex, e acolchoamento reforçado nos dedos indicador e mindinho para maior proteção. Apesar da promessa de diminuir os perigos dentro do cage, as novas luvas não são unanimidade entre os lutadores.
O campeão peso leve (até 70,3kg.) da organização, Islam Makhachev, expressou suas reservas em entrevista ao canal ‘Sport24’ no YouTube, apontando para um possível ‘efeito colateral’. Ele faz estreia do equipamento contra Dustin Poirier na luta principal da noite.
“As luvas são muito rígidas e, como eu disse, causarão mais cortes. As luvas anteriores eram mais macias, enquanto essas são mais rígidas. Elas não permitem que você abra a mão completamente para garantir que os dedos não fiquem apontados para a frente, mas, de maneira geral, são basicamente a mesma coisa.”, declarou Islam.